Começar a vida a três (o casal e a dívida do casamento) não é de todo o que se quer para início de vida a dois. A verdade é que muitas vezes se começa o casamento com um orçamento e depois o entusiasmo leva a que se comecem a fazer excessos e no fim se acabe o casamento com uma dívida daquelas. Mas manter o casamento dos sonhos dentro do budget não é impossível: apenas requer algumas regras e dicas.

1. Data e horário da cerimónia

Antes de definir a data da cerimónia, é importante se lembrar de vários aspetos:

Quanto mais perto de feriados, mais caro o evento sairá, porque a proximidade de feriados dificulta o acesso aos serviços e os fornecedores acabam por encarecer os serviços nestes dias;

Os dias da semana também são menos procurados pelas noivas e por isso mais baratos. Em vez de casar sábado ou domingo case numa quinta ou sexta feira por exemplo;

Considere também a possibilidade de um casamento à noite: serão menos as horas de serviço cobrado e logo sairá mais barato;

Case no inverno, porque os meses mais frios têm menor procura.

2. Repense a lista de convidados

Muitas das vezes a lista de convidados é um dos grandes entraves a economizar num casamento. Aquela tia distante, que mal conhece, precisa mesmo ser convidada? E os colegas de trabalho? Será que se dá assim tão bem com eles? Imponham um número e vão estabelecendo prioridades em termos de pessoas até chegarem às pessoas certas para o número máximo de convites.

3. Reutilize

Se quer economizar, invista em detalhes DIY, peças artesanais e não tenha medo de resgatar peças de família tanto na decoração quanto no look. Além de reduzir os custos, estes detalhes ajudam a personalizar a festa, transformando-a num evento único. Pode aproveitar o vestido da sua mãe, ou o véu da sua avó, as joias da família ou mesmo de alguma amiga.

Leia sobre: Vai casar? Então saiba que perguntas deve fazer a si mesma

Veja também: Noivas made in Portugal

4. Aproveite os talentos escondidos

Tem um amigo com imenso jeito para design? Peça para lhe fazer o convite? E aquela amiga que sempre deu uns toques na maquilhagem? Peça para ser ela a ajudá-la a pôr-se bonita no dia. Tem um amigo fotógrafo? Há sempre um preço de amigo que pode ajudar nas poupanças. Pense também nos seus talentos e use-os para economizar.

5. Faça a cerimónia e copo de água no mesmo local

Juntar tudo tem muitas vantagens. Além da economia em decoração (que pode ser significativa), a prática reduz o gasto com taxas para aluguer da igreja e deslocamento de um local para o outro. Claro que se o seu sonho for casar na igreja, já não pode usar esta dica.

6.Faça a cerimónia numa casa de família

Se tem esta possibilidade é muito mais simples conseguir poupar algum dinheiro, porque uma das coisas mais caras, que é o espaço você já tem. Além disso acaba por ser um casamento com um simbolismo completamente diferente.

7. Use flores da época

Ao optar por flores da estação vai de certeza conseguir baixar em muito o orçamento da decoração e do bouquet. Outro truque para economizar na decoração é acrescentar mesas maiores, que abriguem um número maior de convidados. Assim, reduz-se a quantidade de centros de mesa.

8. Cortem na lembrança de casamento

Podem escolher não oferecer nenhuma lembrança de casamento, optando antes por enviar, mais tarde, um cartão de agradecimento e uma fotografia dos noivos a todos os convidados. Acredite que irá poupar uns bons trocos com esta dica.

Veja ainda: Vestidos de noiva abaixo dos 500€

Saiba também: 5 regras para fazer o orçamento do seu casamento