Vivemos no mundo onde as tradições estão muito presentes no nosso dia a dia e no casamento não são exceção.  Primeiro que tudo, é importante perceber porque é que a aliança é colocada no dedo anelar e não em outro qualquer. De acordo com os romanos e os egípcios, neste dedo existia uma veia que se unia diretamente ao coração e a qual era apelidada de "veia do amor" e por isso, quem colocasse o anel neste dedo estava a demonstrar o seu amor pelo parceiro. Em relação à mão usada, esta varia consoante os países e as suas tradições. Dê uma vista de olhos!

A aliança usa-se na mão esquerda ou direita?
créditos: Unsplash

Mão direita - Se por um lado os romanos colocavam o anel na mão direita, porque que se fosse ao contrário tinham azar, na Índia o anel era usado na mão direita porque a esquerda era considerada "suja". No caso da Holanda e também da Alemanha, os casais usam o anel de compromisso na mão esquerda e após o casamento passam a usá-lo na outra mão, como prova da transição de namorados para casados. Os judeus tem uma forma um pouco diferente de utilizar o anel e se em primeiro lugar ele é colocado no dedo indicador da noiva, porque é o mais importante, após a cerimónia é transferido para o dedo anelar.

Além destes países também o Peru, Grécia, Colômbia, Áustria, Rússia, Dinamarca, têm o costume de utilizar a aliança na mão direita.

Leia mais: Sabe como surgiu o uso da liga?

A aliança usa-se na mão esquerda ou direita?
créditos: Unsplash

Mão esquerda - Apesar de ser uma tradição bem mais recente do que a anterior, o facto é que tem sido cada vez mais utilizada em diversos países. Surgiu durante o século XVIII, como sinal de respeito por parte das mulheres para os seus maridos e desde então é considerado um símbolo de respeito e amor mutuo. Em Portugal, no Líbano, na Turquia e também na Síria, só o anel de compromisso é usado na mão direita, sendo que após o casamento este é colocado no dedo anelar da outra mão.

Além destes países também a Suíça, Itália, Estados Unidos, Irlanda, Brasil, África do Sul, França, Canadá, Eslovénia, utilizam a aliança na mão esquerda.

Apesar desta questão das mãos, existem outras tradições no que diz respeito às alianças de casamento. Por exemplo, no Sri Lanka os noivos utilizam o anel em mãos diferentes, o noivo na mão direita e noiva na mão esquerda, em alguns países muçulmanos, não existem uma tradição em usar aliança e quem a utiliza, tem como costume se um dos membros do casal falecer, trocar a aliança para mão direita como sinal de amor eterno. Contudo e como última curiosidade, os soldados que iam para a guerra começaram a utilizar o anel para atenuar a lembrança das suas esposas e a partir daí começou a ser usado com mais frequência.

Leia mais: Esqueça! Isto não vai passar de moda