Está com vontade de mudar e a franja está na ordem do dia? Saiba que existem vários tipos e que há sempre um que combina consigo, basta para isso conhecer bem o seu cabelo e tipo de rosto e claro está... estar disposta a fazer o corte. No entanto há que ter em consideração que a franja pode mudar a sua rotina de cuidados com o cabelo, por isso veja cinco coisas que deve ter em consideração antes de fazer a sua:

1 - Os seus penteados vão ganhar um toque extra

Sabe o que vai acontecer quando você fizer penteados como um coque alto, um rabo de cavalo ou uma trança? A sua franja vai dar um toque ainda mais cool a todos os apanhados.

2 - O secador vai passar a ser o seu melhor amigo

Com a franja, os bad hair days podem tornar-se mais frequentes se não der a devida atenção a essa parte do cabelo. Por isso secar a franja com o secador enquanto a modela com uma escova garante um visual muito melhor do que deixar que ela seque naturalmente. Quando a franja seca ao vento, ela costuma ficar desalinhada e cheia de frizz, a não ser que já tenha o cabelo completamente liso. No entanto, mesmo nestes casos, o secador ajudar a dar forma e textura.

3 - A franja costuma crescer muito rápido (ou em alguns casos, muito devagar)

É normal que a sua franja cresça muito rápido quando quer manter  o seu look ou então vai crescer muito devagar, quando chegar a altura em que quer deixar crescer. A parte negativa da franja crescer demasiado rápido é que, ou sabe como dar um 'jeitinho' em casa, ou então prepare-se para ir fazer uma visita ao seu cabeleireiro de 15 em 15 dias. Assim como o restante dos fios de cabelo, a franja cresce de 1 a 2 cm por mês. Embora isso seja suficiente para modificar o corte, ainda é muito pouco para que o comprimento dela se iguale ao do cabelo.

4 - A franja fica oleosa com bastante facilidade

Quem nunca usou a expressão ' cabelo às postas' depois de fazer uma franja? A franja está em contato com a testa, uma das regiões mais oleosas do nosso rosto, acaba por ficar também ela oleosa. Por vezes acontece o restante cabelo estar impecável e apenas a franja com mau aspeto. Para evitar esta situação evite estar sempre a passar a mão pela franja e adote um melhor amigo: o champô seco, que pode levá-lo consigo na mala, para salvá-la numa emergência.

5 - A franja pode mudar o formato do seu rosto

Isto pode ser bom ou mau, porque a franja pode ajudar muito a equilibrar o rosto e a dar-lhe personalidade ou pode resultar no efeito contrário. Quem nunca usou franja pode ter uma surpresa ao se olhar no espelho logo após o corte, pois ela é capaz de modificar bastante sua aparência conforme o formato do seu rosto, as características do seu cabelo e a sua idade.

Franjas laterais e mais longas formam uma moldura para o rosto, deixando a face mais estreita. As franjas na altura da sobrancelha, por sua vez, podem equilibrar uma testa alta e dar a ideia de parecer mais jovem.

Franjas curtinhas são mais adequadas para rostos retangulares e quadrados e para pessoas com testa estreita, pois elas têm o poder de alongar as feições. Porém, esse tipo de franja pode não ficar muito bem em pessoas com rosto redondo ou testa muito larga, pois ela ressalta ainda mais essas características.

Por isso, antes de cortar a franja ou de fazer qualquer mudança significativa no cabelo, o mais indicado é procurar um cabeleireiro especialista em visagismo, capaz de avaliar o formato do rosto e indicar as melhores opções para si.

Veja ainda:

Curtain bangs: a franja do momento