Não são uma varinha de condão, mas conseguem fazer magia. As máscaras de pestanas abrem e enfatizam o olhar como nenhum outro produto de maquilhagem quando são bem escolhidas e aplicadas de forma correta. «Existem vários tipos de máscaras disponíveis no mercado com diferentes formatos de escovas e variadas opção de cores», realça a maquilhadora Élia Lé, que a vai ensinar a escolher a máscara certa para si. Siga os seus conselhos e fique com um look irrepreensível e mais expressivo.

Escolha básica

Para facilitar a escolha da máscara, Élia Lé afirma que «devemos ter em atenção dois aspetos: o comprimento das pestanas e o tom de cabelo». Assim, para pestanas curtas o ideal é usar uma máscara com escova curta. Se tem pestanas longas, opte por uma máscara com escova curta ou volumosa. Se tem cabelos claro, use uma máscara castanha. Se, pelo contrário, tem cabelos escuros, recorra a uma máscara preta.

Tipo de escova

«A opção da escova tem muita importância no resultado que se pretende e simplifica a sua escolha», diz a maquilhadora. Assim, recorra a uma escova mais volumosa para um efeito de pestanas longas e grossas, uma escova mais fina, para um efeito de pestanas longas. Com a escova curvada consegue-se uma aplicação mais ergonómica, uma vez que a escova acompanha o formato da linha curvilínea das pestanas. Para uma aplicação mais facilitada no canto interno do olho, onde as pestanas são muito curtas e finas, opte por uma escova redonda.

Máscaras com cor

De acordo com Élia Lé, «aplicar uma máscara preta resulta de forma perfeita em todos os tons, especialmente para um look de maquilhagem sofisticado, no entanto, existem outra opções de cores» que poderá experimentar. Estas são as recomendadas pela especialista:

- Olhos verdes
Opte pela máscara verde ou beringela.

- Olhos azuis
Escolha entre uma máscara azul ou cinza.

- Olhos avelã
Prefira a máscara castanha ou beringela.

- Olhos pretos
Opte pela máscara azul, verde ou beringela.


Veja na página seguinte: Maquilhagem à prova de água

Máscara à prova de água

A maquilhadora recomenda o uso de máscara waterproof em duas ocasiões. No verão, para uma ida à praia e piscina. Em cerimónias festivas em que a probabilidade de nos emocionarmos é garantida. «Uma lágrima apenas poderá ser o suficiente para borrar uma máscara não waterproof e assim destruir um fantástico look de maquilhagem», alerta.

Como fazer a aplicação correta

Élia Lé ensina-a a aplicar a máscara passo a passo:

1. Retire o excesso da escova para evitar grumos.

2. Semicerre a pálpebra e posicione a escova junto da raiz das pestanas, fazendo-a deslizar em movimentos ziguezague ao longo da linha das pestanas.

Truques específicos para tipos de olhos diferentes:

- Olhos grandes
Efetue a aplicação na linha superior e inferior das pestanas.

- Olhos pequenos
Aplique na linha superior das pestanas e canto externo das pestanas inferiores.

- Olhos descaídos
Faça a aplicação somente na linha superior das pestanas para criar a ilusão de um efeito lifting.

Os desmaquilhantes certos

Tão importante como maquilhar-se é desmaquilhar-se. Segundo Élia Lé a desmaquilhagem das pestanas deverá ser efetuada com um produto especifico para olhos e não com um desmaquilhante normal de rosto que não está preparado para ser aplicado nesta área demasiado sensível da face. Para desmaquilhar uma aplicação com máscaras waterproof, a opção correta será a utilização de um desmaquilhante bifásico.

Texto: Rita Caetano com Élia Lé (maquilhadora)