O contouring, apesar de criticado por alguns dos especialistas em maquilhagem, está em voga e parece ter vindo para ficar. Usar produtos de maquilhagem para esconder imperfeições e para valorizar alguns dos pontos mais fortes da mulher é, cada vez mais, uma tendência. Bem aplicado, o blush ajuda a afinar o rosto e a fazer sobressair as partes mais atraentes da face. A maquilhadora Lia Cardoso dá três dicas preciosas:

1. Aplicar no fim

Não o use na fase inicial da maquilhagem. «Deverá ser utilizado apenas para rematar a arquitetura do nosso rosto e o seu efeito deve ser o mais próximo possível do nosso tom de pele. Quando a cor do blush se distingue do resto da maquilhagem, estamos a escolher a cor errada», critica a maquilhadora Lia Cardoso.

2. Onde aplicar

O seu uso não pode ser indiscriminado. «A aplicação correta é nas maçãs de rosto, mesmo no cimo dos malares. Sempre no sentido ascendente e com movimentos circulares, para não levantar a penugem e comprometer um look natural. Para dar um ar um pouco mais bronzeado, aplique também na testa, maxilares, têmporas, queixo e linha central do nariz», aconselha a especialista.

3. Remate final

Este produto deve ser usado para finalizar o ritual de embelezamento. «O pó translúcido tem como finalidade dar um aspeto cuidado ao rosto, secando a gordura e o brilho sem danificar a maquilhagem. Dá um aspeto natural e cuidado», sublinha a make up stylist portuguesa.

Texto: Rita Caetano