Não gostava do seu perfil e acaba de fazer uma cirurgia para o alterar? "A rinoplastia não é dolorosa", assegura o cirurgião plástico Biscaia Fraga. "O paciente tem apenas uma pequena impressão, que é totalmente atenuada pelos analgésicos que toma", assegura. O incómodo maior desta cirurgia é provocado pelo facto "da pessoa estar com o nariz tapado e ter de respirar pela boca durante umas horas", explica o especialista.

"Quando se tiram os tampões, sente-se um alívio brutal", assegura Biscaia Fraga. Dois dias depois, na maioria dos casos, já pode sair, ir ao cinema e passear. "Fazer uma vida praticamente normal, na prática", garante o cirurgião plástico. Apesar de ter uma tala nasal e uma superfície rígida no nariz para manter o molde, que pode ser em alumínio, em gesso ou ainda em acrílico, "não deve sentir vergonha", defende.

"Deve regressar à sua vida social o mais rapidamente possível", aconselha ainda Biscaia Fraga. Entretanto, para garantir uma melhor cicatrização, deve ter em consideração as seguintes recomendações:

- Não é conveniente que se constipe e é importante que tome medicação para o efeito.

- Enquanto tiver equimoses ou nódoas negras em redor dos olhos e do nariz, é totalmente interdita a exposição ao sol, o que equivale a cerca de três semanas.

- Está proibido de tomar anti-coagulantes ou aspirinas, pois ambos favorecem hemorragias.

- 12 dias depois da cirurgia, já terá um nariz socialmente apresentável. Três semanas mais tarde, estará muito próximo do definitivo, o que acabará por acontecer passados dois meses da cirurgia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.