Há uma máxima entre escritores para a infância que é caminho para escrever e ilustrar com sucesso para este difícil público. Não exercer esta atividade como quem se dirige a um público menor, menos exigente ou pouco atento. Algo que podemos sintetizar da seguinte forma: “Nunca escrevas para crianças como se estivesses a escrever para crianças”.

Os oito livros que aqui apresentamos fazem prova disso mesmo. São educativos, inspiradores e motivam o público infantil e juvenil para práticas consentâneas com um futuro para o planeta Terra mais equilibrado. Os plásticos, o mar, as florestas, a observação da fauna e da flora, o respeito pela natureza, abordados de forma inteligente e bem ilustrada. As crianças adoram, os adultos também vão aprender.

“Plasticus maritimus, uma espécie invasora”

Quando era pequena, a bióloga marinha Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, percebeu que os areais acolhiam uma nova espécie invasora: O plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, nasceu este livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” (edição Planeta Tangerina). Uma obra com textos de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, com informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.

Um livro que nos recorda que “a cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!”.

8 livros que revelam às crianças como cuidar da sua grande casa, a Terra

“50 ideias para te livrares do plástico”

A má notícia neste livro é que o mundo está invadido pelo plástico. A boa notícia é que há “montes de maneiras fáceis de participares e fazeres a mudança”, como nos diz Isabel Thomas, a autora de “50 ideias para te livrares do plástico” (edição Booksmile).

Neste livro para crianças e jovens adultos vamos encontrar pistas para dispensarmos os plásticos das nossas vidas. “Desde dispensares as palhinhas e banires a purpurina a nomeares-te chefe de reciclagem ou a organizares uma festa de anos sem plásticos”. Para Isabel, “ajudares a salvar o planeta não é tão difícil como parece”.

Um livro fácil de consultar e cheio de ilustrações que nos convida a encontrar 50 ideias e que deixa aos mais pequenos uma mensagem “Torna-te um Ecoguerreiro em vez de um Ecoproblema”.

Isabel Thomas, especializada em ciências humanas, encontra na escrita uma paixão, mas também gosta de desenhar, explorar e inventar. Antes de trabalhar no mercado editorial infantil, estudou Ciências Humanas na Universidade de Oxford, trabalhou como um jornalista e explorou o mundo. Vive em Cambridge com os três filhos e governa uma escola primária.

8 livros que incentivam as crianças a cuidar da sua grande casa, o planeta Terra

“Mar”

“Se o planeta Terra tem mais mar que terra, não se deveria chamar planeta Mar? A própria vida, tanto dos animais quanto dos vegetais, começou no mar”.

Injustiças à parte, é com este argumento que “Mar” (edição Pato Lógico) deixa uma homenagem à maior das piscinas, tão importante para os seres vivos, com e sem guelras. Este “atividário” aviou-se no mar e entrega aos leitores palavras para beber e não deitar fora. Os textos de Ricardo Henriques e as ilustrações de André Letria, são um convite para brincar com as palavras e com os seus significados, uma e outra vez, “porque felizmente há muito sal para temperar, muitas lendas para contar e muitas vidas para descobrir, sejam de peixes ou piratas”.

“50 ideias para te livrares do plástico”

“Um Ano Inteiro - Almanaque da Natureza”

Em que semana acordam as joaninhas? Em que semana se podem ver as primeiras andorinhas? Qual a melhor época para escutar o canto noturno do rouxinol? Em que estação posso ver Sírio, a estrela mais brilhante do céu? E as aves migradoras, em que época passam por aqui?

“Um ano inteiro” (edição Planeta Tangerina) convida os jovens leitores a viverem a natureza ao longo de todo o ano. Desafia-os a observar os ciclos das plantas e dos animais e a descobrir algumas das mudanças que acontecem todos os meses, semana a semana, no decorrer dos 365 dias que a Terra demora a dar uma volta ao Sol.

Um livro escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Bernardo P. Carvalho que desafia os leitores com um ano inteiro de propostas, passeios e observações, os mais indicados para cada época e selecionados de acordo com o calendário do nosso país e as espécies que o habitam.

“50 ideias para te livrares do plástico”

“Os Oceanos em 30 Segundos”

Este livro leva-nos numa viagem extraordinária pelos oceanos. Trinta temas-chave são explorados em “Os Oceanos em 30 Segundos” (edição EdiCare). Isto em pequenos textos e em factos e informações velozes.

Uma obra com sessões breves e divertidas com a intenção de despertar a curiosidade das crianças, numa viagem de descoberta pelo mundo marinho.

“50 ideias para te livrares do plástico”

“Lá Fora”

De quem será esta pegada? O que faz aqui esta minhoca? Será um sapo ou uma rã? Como se chama esta árvore?

Mesmo que moremos numa grande cidade, existe sempre natureza lá fora: Nuvens e estrelas, árvores e flores, rochas e praias, aves, répteis ou mamíferos.
“Lá Fora” (edição Planeta Tangerina) é um livro criado com a colaboração de uma equipa de especialistas portugueses. Uma obra que pretende despertar a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspetos do mundo natural que podem ser observados em Portugal.

Inclui também propostas de atividades e muitas ilustrações, para ajudar toda a família a ganhar balanço, sair de casa e descobrir – ou simplesmente contemplar – todo o mundo que existe “Lá fora”.

Um livro de Maria Ana Peixe Dias vencedor – Prémio “Opera Prima”, atribuído pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2015.

“50 ideias para te livrares do plástico”

“Viva a natureza, a água”

A água cobre a maior parte do nosso planeta e é essencial à vida. Porque é um elemento tão especial? É a esta pergunta primeira que este livro “Viva a natureza, a água” (edição Booksmile) procura responder. Fá-lo convidando os jovens leitores a explorar como a água dá forma ao nosso planeta e como a usamos no dia a dia.

Nas páginas deste título, os mais pequenos são incentivados a investigar a água e o tempo, fazendo experiências divertidas, como criar uma nuvem dentro de um frasco ou a criar um pequeno lago no jardim para albergar alguns animais.

“50 ideias para te livrares do plástico”

“A árvore generosa”

Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Em “A árvore generosa” (Bruaá editora), o autor conta-nos, em poucas palavras, a relação entre o homem e a natureza.

Uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim – ainda que isto signifique a sua própria destruição.

Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: O homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e à força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela.

A árvore ensina, por meio do afeto, uma relação de troca sincera e desinteressada – essa que o homem parece desaprender com as exigências da vida adulta.

8 livros que incentivam as crianças a cuidar da sua grande casa, a Terra

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.