Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
O Ministério da Educação diz que vai ponderar as recomendações do Tribunal de Contas sobre os contratos de autonomia das escolas e garante que já tinha identificado algumas questões relacionadas com avaliação do atual modelo.
A adolescente ecologista sueca Greta Thunberg, que se tornou uma voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses.
As escolas com autonomia cumprem menos de 40% dos objetivos definidos, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) hoje divulgada, que recomenda ao Governo a reformulação dos contratos de autonomia.
Jovens e crianças estão cada vez mais expostos a produtos nefastos para a saúde através das redes sociais devido à falta de regulamentação da publicidade digital, alerta hoje um relatório da divisão europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O aumento da licença obrigatória de paternidade era uma proposta conjunta do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Socialista (PS). Foi aprovada por unanimidade
O Dia do Pi, que se celebra esta quinta-feira, 14 de março, será o mote das duas palestras para estudantes do Ensino Básico e Secundário que Inês Guimarães irá dar no Pavilhão do Conhecimento, às 11h00.
Portugal apresentava, em 2017, um indicador de fecundidade de 1,38 nascimentos por mulher, a sexta mais baixa da União Europeia (UE) e muito abaixo do nível mínimo de renovação da população (2,1), segundo o Eurostat.
O dia 19 de março marca a data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar paterna e a influência que o progenitor tem na vida dos seus filhos. Não se esqueça de mimar o seu neste dia. Está sem ideias? Veja as nossas sugestões!
Estudantes portugueses vão faltar às aulas a 15 de março, em várias cidades do país, no âmbito de uma greve global convocada pelo movimento estudantil internacional "SchoolStrike4Climate”, inspirado no trabalho de Greta Thunberg, pela justiça climática.
A portuguesa Green Swan, que adquiriu em 2018 a Toys 'R' Us em Portugal e Espanha, anunciou hoje que adquiriu a holandesa Intertoys, declarada falida recentemente.
Portugal precisa de pelo menos cinco gerações para os homens partilharem as tarefas domésticas em igualdade com as mulheres, que, na maioria, assumem, num estudo, estar sempre ou quase sempre “cansadas”.
Sara, de 43 anos, tentou ser mãe e não conseguiu. Desistiu. Quis partilhar o seu caso de insucesso e ajudar a quebrar um silêncio pesado que não ajuda ninguém. Também está a planear criar um grupo de apoio para pessoas que partilham das mesmas emoções e histórias.
A infertilidade é um problema que afeta cerca de 15% dos casais, ou seja, mais de 500 mil pessoas em Portugal. Miguel Lopo Tuna, médico ginecologista especialista em Medicina de Reprodução, tira-nos todas as dúvidas sobre esta doença.
Transferência do juiz desembargador para a justiça cível do Tribunal da Relação do Porto não o impede de continuar a proferir sentenças na área da família. Presidente daquela instância judicial autorizou a transferência por "conveniência de serviço".
Um em cada dez funcionários escolares está de baixa médica, segundo um inquérito da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), que considera "irrealista" a legislação que define os funcionários necessários.
Alunos de uma escola do concelho de Santa Maria da Feira protagonizaram hoje duas performances artísticas contra a violência doméstica, apelando a que as vítimas "contem a alguém" o problema com que se deparam.
As mulheres que cantam canções de embalar para os seus filhos têm uma relação mãe-bebé mais saudável e apresentam níveis de autoestima e bem-estar superiores, conclui estudo do BabyLab da Universidade de Coimbra.
Os sindicatos dos professores estão confiantes que a recuperação do tempo de serviço se resolverá no parlamento, mas vão questionar os docentes sobre formas de luta que podem passar por greves às avaliações e aos exames nacionais.
A Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, está hoje sem aulas desde as 08:00, em resultado de uma greve dos funcionários, que exigem o “urgente” reforço do pessoal, disse um dirigente sindical à Lusa.
Os Tribunais de Família estão a decretar visitas de pais a filhos em situações em que os menores estão escondidos daquele progenitor agressor em casas de abrigo, pondo em risco a segurança das vítimas, denunciou hoje a APAV.
As crianças e os jovens deveriam ser ouvidos no âmbito dos processos de regulação parental em contexto de violência doméstica porque melhor do que ninguém conhecem as dinâmicas do relacionamento abusivo entre os progenitores, defendeu a APAV.
As fotos de adolescentes a fazer a saudação nazi diante de uma cruz suástica feita de copos de plástico, numa cidade da Califórnia, causou indignação em todo país. A escola secundária de Newport Beach já tomou medidas para punir os estudantes.
A "Proidiomas" é uma academia privada de idiomas que tem mais de 1.200 alunos e que desde há 20 anos privilegia o ensino de várias línguas, entre elas a portuguesa, facilitando inclusive a formação de professores de português.
Um projeto que visa ensinar os alunos do Primeiro Ciclo de Santo Tirso a andar de bicicleta reduziu de 43% para 14% o número de crianças que não sabem pedalar, revelou hoje a câmara do distrito do Porto.