Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Os 2.500 assistentes auxiliares que foram contratados para as escolas até 31 de agosto “terão os seus contratos renovados”, garantiu hoje o Ministro da Educação no parlamento.
Quase metade dos manuais disponibilizados às famílias no ano passado foram reutilizados até ao momento, segundo um balanço provisório divulgado hoje pelo Ministro da Educação que anunciou uma taxa de 45%.
O professor catedrático e investigador Domingos Fernandes, que tem acompanhado a aplicação do projeto nos oito agrupamentos de Odivelas, explicou que a ideia é substituir a cultura das notas por uma cultura da aprendizagem.
Os diretores criticaram o pouco tempo dado às escolas para apresentar Planos de Inovação Pedagógica, impedindo-as de aderir já em setembro ao programa que dá mais autonomia e permite optar por dois semestres de aulas.
As crianças entre 1 e os 3 anos vão ter o abono de família aumentado entre 10 e quase 20 euros, consoante o escalão de rendimentos, para que todas as crianças até aos três anos recebam o mesmo valor.
Quinze escolas da zona de Lisboa receberam o projeto “O pinto vai à escola”, dinamizado por investigadoras do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) com o objetivo de contribuir para a conservação das raças de galinhas portuguesas.
Os funcionários públicos vão poder faltar até durante três horas para acompanhar os filhos com idades até aos 12 anos no primeiro dia de escola, segundo o decreto-lei publicado hoje em Diário da República.
As escolas perderam quase 25 mil alunos no ano letivo de 2017/2018, mas o sucesso escolar aumentou em todos os anos de ensino, segundo o relatório Estatísticas da Educação 2017/18.
Três em cada dez escolas geridas pela Câmara Municipal de Lisboa e inspecionadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) apresentavam instalações consideradas em “mau" estado, segundo um relatório cujos resultados foram apresentados na quarta-feira.
Quase dois mil estudantes do ensino superior que se candidataram a bolsas de ação social ainda estão à espera de uma decisão, mas o Governo garante que a maioria diz respeito a processos apresentados este semestre.
O número médio mensal de beneficiários do abono de família tem diminuído entre 2016 e 2019, apesar de a despesa com esta prestação social ter vindo a aumentar, atingindo um valor global de 792 milhões de euros em 2019.
Cerca de um terço dos jovens inquiridos num estudo sobre comportamentos aditivos começou a usar internet antes dos 10 anos e um em cada quatro disse ter problemas associados à sua utilização.
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) classificou o exame nacional da disciplina no ensino secundário como "uma prova pobre que não avalia de forma equilibrada a aprendizagem prevista no currículo", deixando ainda críticas de facilitismo.
A maioria das famílias está a devolver os manuais escolares emprestados, segundo um balanço dos diretores das escolas, que constatam o “trabalho escravo” de quem está a avaliar o estado de conservação de milhares de livros.
O programa Escola Azul pretende chegar, em 2020, a um total de 200 escolas de todo o país para promover a literacia do mar, anunciou hoje, em Viana do Castelo, a ministra do Mar.
O SAPO Lifestyle inicia hoje uma parceria com o projeto "Papa Bem: alimentar é educar!", liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis desde o início da vida, passando pela gravidez e até aos cinco anos de idade.
A direção-geral de saúde está a recolher pareceres sobre os alimentos que devem ter publicidade limitada devido ao elevado valor energético, teor de sal, açúcar ou ácidos gordos, e vai emitir "em breve" o respetivo despacho.
O engenho de um funileiro que em 1916 transformou sobras de chapa em alianças e gaitas originou um negócio em Alfena, Valongo, que através do brinquedo conta parte da história de Portugal dos últimos 100 anos.
A lei que proíbe a publicidade de bebidas e alimentos com elevados níveis de sal, açúcar e gorduras em escolas, parques infantis, cinemas e outros locais frequentados por menores de 16 anos entra hoje em vigor.
O parlamento está a um mês do fim dos seus trabalhos e já existem quatro projetos de lei que vão caducar com o fim da legislatura, três para regular a residência alternada do filho em caso de divórcio.
A 10ª maior aula anual de natação do mundo vai acontecer esta quinta-feira, 20 de junho. Mais de 50.000 crianças em 30 países em seis continentes estão registadas para participar na aula de aniversário que ocorre durante 24 horas. Portugal está incluído.
Os professores portugueses são em média cinco anos mais velhos do que os seus colegas da OCDE, de acordo com um relatório desta organização que alerta para a necessidade de renovação de metade da classe docente na próxima década.
O calendário escolar para o próximo ano letivo determina o início das aulas entre os dias 10 e 13 de setembro e o final entre 04 e 19 de junho, com três semanas de férias no Natal.