Este Natal o presente do bolo-rei transforma-se em histórias para adormecer as crianças internadas em hospitais

Através da sua campanha solidária de Natal deste ano, o Lidl Portugal apoia a associação Nuvem Vitória, que tem por missão contar histórias para adormecer a crianças hospitalizadas.

Entre 3 e 30 de dezembro, ao comprar o bolo-rei Favorina no Lidl estará a contribuir para que esta associação possa alargar a sua intervenção, melhorando o sono de mais crianças, para quem uma noite bem dormida tem a maior importância na sua recuperação. A Nuvem Vitória chegará assim a mais crianças em mais hospitais e IPSS que, por motivos de saúde ou outros, estão temporariamente afastadas dos seus ambientes familiares.

Por cada bolo-rei Favorina vendido, o Lidl doará 1 euro à associação Nuvem Vitória. O valor será convertido em histórias a serem lidas, por mais voluntários, a mais crianças. Com esta campanha o Lidl pretende alertar para a necessidade de se respeitar o sono, essencial ao bem-estar de todos, e reavivar a tradição de contar histórias para adormecer, estreitando laços emocionais e afetivos e favorecendo um melhor ambiente familiar.

De acordo com um estudo realizado pela GFK, em parceria com o Lidl, apenas 43% dos pais lê histórias diariamente aos seus filhos, ao deitar, e 31% fazem-no 3 a 4 vezes por semana, sendo este um hábito que se encontra a cair em desuso.

Segundo Clementina Pires de Almeida, psicóloga clínica especialista em bebés, “As vantagens de ler histórias para as nossas crianças desde bebés estão amplamente descritas pela ciência demonstrando que este hábito tem não só impacto nas competências linguísticas do bebé, melhorando o seu vocabulário, como também no desenvolvimento de competências de pré-leitura e competências cognitivas necessárias a uma aprendizagem escolar de sucesso”.

E acrescenta: “Quando a leitura de histórias é incluída na rotina de adormecer, produz efeitos adicionais, uma vez que estamos a criar no cérebro uma sugestão de relaxamento e de sono muito poderosas, ajudando a induzir o mesmo”.

Vitória, Vitória, vamos começar a Nossa História!

A Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016.

Através de voluntários, tem como principal missão contar histórias para adormecer a crianças hospitalizadas, retomando assim um hábito da leitura que tem vindo a ser esquecido e que permite serenar antes de dormir.

Até agora foram já contadas 12 mil histórias, em seis mil horas de voluntariado. Para que a associação possa continuar a chegar a cada vez mais crianças, é importante o apoio de todos, nomeadamente de campanhas como a do Lidl.

Fernanda Freitas, presidente da Nuvem Vitória, revela que com esta campanha “conseguiremos trabalhar em mais 10 instituições, entre hospitais e IPSS, ao longo dos próximos dois anos, de norte a sul do país, para além de abrirmos mais 2 núcleos de voluntariado no Grande Porto e em Lisboa. Este apoio é para nós fundamental pois assim conseguiremos chegar a 50 mil crianças hospitalizadas ou institucionalizadas até ao final de 2020, com uma equipa composta por 900 voluntários”.

Atualmente, a Associação Nuvem Vitória conta histórias para adormecer no Hospital de Santa Maria (Lisboa), no Hospital de São João do Porto, no Centro de Reabilitação de Alcoitão e em Vila Franca de Xira.

A história para adormecer é um momento de grande alegria para todas as crianças hospitalizadas. De acordo com Fernanda Freitas, “na segunda noite já estão à nossa espera com muito entusiasmo”. E há espaço ainda para “livros pedidos”, escolhidos pelas crianças na noite anterior. Os pais também reconhecem a importância deste trabalho junto dos seus filhos, que se encontram internados. “Aos contadores de histórias, obrigado pelo tempo que dedicam a criar um momento bastante agradável às crianças que estão a passar uma fase difícil nas suas vidas, e ao alento que trazem também aos pais”, testemunha um pai, com uma filha de 9 anos hospitalizada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.