Posso continuar a amamentar quando recomeçar a trabalhar?

Sim. Se viver próximo do local de trabalho ou tiver infantário na empresa, poderá beneficiar das pausas para amamentação e alimentar o bebé. Caso não seja possível, tem duas opções:

Opção 1: Pode manter reservas de leite, usando uma bomba tira-leite eléctrica automática de elevada qualidade para tirar leite enquanto está a trabalhar. Guarde o leite e a ama poderá dá-lo ao bebé no dia seguinte. (Também pode suplementar com leite de fórmula se já não produzir leite suficiente.) E continuará a poder amamentar o seu bebé quando não estiver a trabalhar.

Opção 2: Caso não possa ou não queira retirar leite com a bomba no local de trabalho, pode substituir gradualmente as refeições do dia por leite de fórmula, continuando a amamentar à noite e de manhã. Lembre-se de que, se não amamentar nem tirar leite com a bomba durante o dia, a quantidade de leite produzida pelo seu organismo começará a diminuir. O leite produzido poderá não ser suficiente para satisfazer o bebé, mesmo que só precise de amamentar de manhã e à noite.

Quais as vantagens de retirar leite com a bomba durante o trabalho?

Tirar leite estimula a sua produção e assim, quando amamentar, terá para uma boa quantidade para oferecer. Também pode guardar o leite bombeado para que o bebé desfrute dos benefícios de saúde e nutricionais do leite materno mesmo quando não pode estar com ele. Além disso, tirar leite com a bomba pode ser uma óptima forma de sentir a ligação ao seu bebé enquanto está a trabalhar.

Uma das maiores vantagens de tirar leite durante o trabalho é que, ao chegar a casa, tem à sua espera um bebé que ainda quer mamar. Pode tratar logo de o abraçar, restabelecer o elo e cuidar dele daquela forma que só uma mãe pode fazer. Para se assegurar de que o bebé quererá mamar quando chegar a casa, peça à ama que não o alimente durante a última hora antes de regressar do trabalho ou para lhe dar apenas o suficiente para saciar um pouco a fome. Assim, mãe e bebé podem todos os dias ansiar por um caloroso reencontro.

Embora possa ser complicado — e possa ser estranho tratar de algo tão primário no ambiente de trabalho — muitas mães sentem que as vantagens de retirar o leite com a bomba superam largamente o incómodo. continua

O que posso fazer para conseguir tirar leite no trabalho?

Necessitará de:

• Uma bomba tira-leite, de preferência uma bomba eléctrica totalmente automática, com dois kits de recolha, para que possa tirar leite de ambos os seios ao mesmo tempo
• Garrafas ou sacos para recolher o leite
• Acesso a um frigorífico ou geladeira pequena para manter o leite refrigerado até levá-lo para casa (a maioria das bombas inclui um conjunto de refrigeração)
• Discos de amamentação para proteger a roupa caso verta algum leite

Habitue-se a tirar leite com a bomba em casa, antes de regressar ao trabalho, para saber desde logo o que a espera e qual a sensação. Estará muito mais confiante a tirar leite no trabalho se souber que consegue produzir o suficiente para encher um saco ou garrafa de armazenamento. Além disso, é um descanso saber que tem uma reserva de leite materno no frigorífico quando finalmente sair para trabalhar.

Idealmente, no local de trabalho deverá ter acesso a uma sala privada onde poderá tirar o leite (por ex. um gabinete ou uma sala de conferências que não estejam a ser usados, ou mesmo um compartimento espaçoso e limpo com uma cadeira, bancada e tomada de electricidade. (A maioria das bombas dispõem da opção de funcionamento com pilha, pelo que poderá não necessitar da tomada.) Tente arranjar uma sala em que seja possível trancar a porta, para que não tenha de se preocupar com a possibilidade de alguém entrar e perturbar a sua privacidade.

Se verificar que há procura suficiente (basta haver duas mães...), pode organizar-se para criar no local de trabalho um espaço dedicado às mães a amamentar. No pior dos cenários, terá de tirar o leite na casa de banho, e muitas mães conseguiram fazê-lo com êxito durante meses.

A quantidade de leite que produz pode variar de dia para dia. Para maximizar o volume de leite, tente usar a bomba à mesma hora e no mesmo local, todos os dias. Descontraia e olhe para uma fotografia do bebé ou imagine-o enquanto tira o leite. O stress e o cansaço são os seus maiores inimigos. Não se esqueça de que ainda está amamentar, por isso alimente-se bem e ingira bastantes líquidos durante o dia de trabalho. continua

Quantas vezes devo usar a bomba?

O ideal é tirar leite com intervalos de duas a três horas. Com este horário, deverá conseguir todo o leite de que o bebé necessita enquanto estiver fora e manter a sua reserva de leite, para que possa continuar a amamentar de manhã, à noite e aos fins-de-semana.

Como posso guardar o leite materno no trabalho?

Recolha e guarde o leite em garrafas de vidro ou plástico ou em sacos concebidos especificamente para esse efeito. No topo da garrafa ou do saco, deixe espaço suficiente para expansão caso pretenda congelar o leite. Identifique as garrafas ou sacos com o seu nome e a data, para que comece sempre por usar os mais antigos. Enquanto estiver a trabalhar, guarde-os no frigorífico do escritório ou num saco térmico. Leve-os para casa num saco térmico se o trajecto até casa demorar mais de 30 minutos.

Devo dizer aos meus colegas que estou a tirar leite?

O apoio dos que a rodeiam é a chave do seu sucesso. Se souber de outras mães que estejam a tirar leite no trabalho, será boa ideia pedir-lhes algum incentivo e conselho. No entanto, não tem de contar a todos os colegas o que faz nas suas pausas, se isso lhe causa desconforto, mas deverá informar o seu supervisor.
O seu superior tem de saber que tirar leite não interfere em nada nas suas funções, pelo que lhe deve garantir que, se puder dedicar-se ao seu bebé desta forma, terá muito mais paz de espírito para fazer o seu trabalho. Na verdade, se calhar irá constatar que é ainda mais produtiva (o que acontece muitas vezes com as mães trabalhadoras).

Como impedir que o peito verta leite durante o trabalho?

No início, durante uma ou duas semanas, o peito irá estar provavelmente muito cheio e poderá verter leite. Retirar leite regularmente — por exemplo, durante o intervalo da manhã, à hora de almoço e no intervalo da tarde — ajuda muitas vezes a impedir que isso aconteça. Utilize discos de amamentação para evitar manchar a roupa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.