Inês Mocho é uma das maquilhadoras e youtubers mais conhecidas a nível nacional. O Fama ao Minuto teve a oportunidade de estar à conversa com a digital influencer esta semana, durante a cerimónia dos prémios E!, para os quais estava nomeada na categoria de 'E! Red Carpet Blogger'.

Como é que era vista a sua profissão quando começou?

[Já são] nove anos, quase. Muita gente na altura nem sequer sabia o que era um youtuber, dizer que se era um youtuber era impensável. Comecei mais para me promover enquanto maquilhadora e, de repente, passados quase 10 anos, estamos nesta loucura boa. É inacreditável, no bom sentido.

A forma como o público vê a sua profissão mudou completamente, certo?

Acho que passou de ser uma profissão incompreendida, aliás passou a ser de uma 'não profissão', para uma profissão desejo. Não tem nada a ver como a profissão está hoje, tanto a de maquilhador, como a de digital influencer. Toda a gente ambiciona hoje em dia trabalhar com marcas, que pode ser muito interessante, mas não foi isso que me moveu.

Como é que gere aquilo que mostra e não mostra ao seu público?

Sou completamente a favor de tudo o que é positivo, ninguém precisa de ver o lado menos ‘glamouroso’, porque esse todos nós o temos. Eu mostro de tudo, mas às vezes tenho de colocar um bocadinho as mãos na cabeça e entender que há coisas que não deveria de mostrar. Mas mostro tudo, até o soutien de amamentação… isso de não mostrar é de uma maneira geral na qual eu sinto que não me enquadro.

E como é que lida com as críticas?

Leio e tento ver tudo, nisso sou um bocadinho obsessiva, porque o meu público é mesmo muito importante, depois faço um filtro, entendo se as críticas são realmente construtivas ou se é mesmo apenas uma opinião de alguém que me vê.

Recentemente esteve em Los Angeles, onde participou numa masterclass com Mario Dedivanovic e Kim Kardashian. Como foi essa experiência?

Sou fã das Kardashian. Estive literalmente a dois palmos da Kim Kardashian. Ela é linda, parece que os poros não existem naquela mulher [diz, enquanto se ri]. Exteriormente é muito bonita, mas o que mais me surpreendeu foi o quanto ela me pareceu super terra à terra, descontraída.