«As dietas trazem-nos infelicidade»

Atriz por paixão e vocação, Rita Pereira tem brilhado nos últimos anos nas telenovelas da TVI. Apaixonada por animais, não vive em suas suas cadelas, com quem gosta de passear na praia. Em entrevista à Prevenir, a intérprete de «Luena» em «A única mulher», explica o que faz para se manter em forma e revela como encara atualmente a vida. Veja também a galeria de imagens que fez para a capa da revista.

Tem mais de um milhão de seguidores no Facebook. Como explica que tantas pessoas gostem de seguir o seu dia a dia?

Penso que a primeira razão é o meu trabalho. As pessoas gostam do que faço enquanto atriz e acabam por querer saber um pouco mais sobre mim. E, talvez, também devido à naturalidade dos meus posts, o modo como comunico com as pessoas, o facto de não ter qualquer problema em aparecer sem maquilhagem, de fato de treino ou pijama. Creio que é essa espontaneidade que faz com que as pessoas se sintam mais próximas de mim.

Com uma exposição mediática tão grande, como gere emocionalmente a crítica?

A maturidade e os anos de experiência levam-nos a dar menos valor a críticas que não sejam construtivas. Temos de aprender a lidar com isso. Eu aprendi!

Tem uma agenda bastante preenchida. Como encontra tempo para fazer o que mais gosta?

Sou muito organizada. Escrevo tudo, para não me esquecer de nada. Tenho, sobretudo, força de vontade e faço as coisas por prazer. Faço aquele trabalho porque o quero fazer com vontade e não porque me foi imposto ou porque me dá dinheiro. E essa vontade faz-me ser organizada…

No dia a dia, de que ritual saudável não abdica?

Olhar para o mar, passar pela [Avenida] Marginal [que liga Lisboa a Cascais]. Esse é um dos segredos que me permitem libertar do stresse.

Está em excelente forma, possivelmente a melhor de sempre. É assim que a vemos. Também é assim que se vê?

Sinto-me bem com o meu corpo e sinto-me, acima de tudo, saudável, que é como nos devemos sentir. Se fizermos dietas desequilibradas, acabamos por passar um dia sem energia, infelizes, porque as dietas trazem-nos também infelicidade.

Veja na página seguinte: O que Rita Pereira faz para comer menos

Que cuidados tem com a sua alimentação?

Opto sempre por alimentos saudáveis, porque gosto mesmo. E gosto de comprar frutos e vegetais biológicos em mercearias, não só por serem mais saudáveis, mas também porque gosto de contribuir para o mercado nacional e local. Adoro sopa e fruta. E, por exemplo, antes de comprar iogurtes, vejo no rótulo a quantidade de açúcar que contém e o número de calorias. Não se trata só de uma questão de engordar ou de emagrecer. É uma questão de saúde.

Além de dar preferência a alimentos saudáveis, que outros cuidados tem com a sua alimentação?

Adoro comer, mas tento equilibrar as doses. Por exemplo, se me apetecer, não me privo de jantar esparguete à bolonhesa, mas, em vez de comer um prato gigante, como se calhar me apeteceria, como uma colher de esparguete com uma colher de carne e um pouco de queijo, e, no dia seguinte, compenso. Possivelmente, não como hidratos de carbono, porque os comi no dia anterior, ao jantar.

O exercício sempre fez parte da sua vida. Foi jogadora de basquetebol, fez ballet, dança contemporânea, hip-hop...

O exercício é muito importante para mim, mas não apenas a nível físico. Tem também um papel a nível psicológico. Não o pratico só para queimar calorias. O exercício permite-me desanuviar, viajar, ter um escape do trabalho. É como seguir por uma rua paralela e, depois, voltar à principal. Atualmente, faço crossfit.

Gosto muito de treinar em grupo porque, quando estamos quase a desistir e não nos apetece fazer 12 flexões, se tivermos alguém ao nosso lado que as fez, vamos querer fazê-las também. O crossfit tem muito esse lado de treinar em grupo. Também faço total condicionamento e, outras vezes, caminho no paredão.

Não consigo estar sempre a fazer a mesma aula ou os mesmos exercícios. Tenho de variar, o que também faz bem a nível físico, porque variamos os músculos que estamos a trabalhar.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho