É na cidade francesa de Lyon que vamos encontrar um peculiar museu. Dá por nome de Musée Miniature et Cinéma e apresenta-se como uma interessante coleção de maquetas em pequena escala, utilizadas em filmes, assim como um acervo de centenas de artefactos utilizados em rodagens cinematográficas.

Um museu que resulta da dedicação do seu mentor Dan Ohlmman, um marceneiro e designer que, através da mostra, nos conta a história de alguns dos muitos episódios da Sétima Arte.

Uma das abordagens deste museu localizado no núcleo histórico de Lyon, prende-se com os efeitos especiais em filme. A coleção destaca os truques e técnicas surpreendentes usados em películas antes do advento de produções meramente digitais. Conta-nos a página na internet do museu que “esta é a única coleção desse tipo na Europa, revelando o extraordinário talento de artistas mestres da ilusão”.

Peças que a equipa do museu, verdadeiros caça tesouros, recolhem diretamente dos sets de filmagens, das máscaras utilizadas em filmes de terror, aos cenários em miniatura. A mostra mais cativante do museu é a que aborda a arte da miniatura. Os cenários são criações de Dan Ohlmann, assim como uma equipa de 30 miniaturistas de todo o mundo. Até ao momento, sob orientação do criador francês, foram concebidas mais de 120 reproduções ultrarrealistas e dioramas cenas do quotidiano. Uma barbearia, uma sala de espetáculos, um armazém, uma mercearia ou uma papelaria, estão entre as maquetas construídas tendo em atenção todos os detalhes.

Contas feitas, mais de duas centenas de filmes encontram-se representados neste pequeno museu francês onde todas as peças em exposição chegam ao público acompanhadas de notas explicativas dos filmes em que figuraram, de “Aliens”, a “Stuart Little”, de “Gremlins 2” a “I Robot” e “Parque Jurássico”.

Isto numa mostra que, sazonalmente, apresenta exposições temporárias sobre o trabalho de diferentes miniaturistas. O Musée Miniature et Cinéma nasceu ainda nos anos de 1980, embora em contexto doméstico. O ano de 2003 serve de marco a esta estrutura, quando um investidor austríaco possibilitou a Dan Ohlmman a oportunidade de alargar o seu sonho.

O Musée Miniature et Cinéma abre diariamente das 10h00 às 18h30. O ingresso de adulto orça os 9,50 euros. As crianças pagam 6,50 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.