Composto por quatro núcleos distintos, o Museu da Água comporta grande parte da história da cidade de Lisboa nas suas infraestruturas. Em fevereiro, pode levar os mais novos ao fundo da questão “como é que, antigamente, a água chegava às casas das pessoas?”, através de uma série de atividades dinamizadas pelo espaço.

Entre imponentes muros e reservatórios bem escondidos, fez-se história, melhorando a qualidade de vida da população, pedra a pedra. Eis o princípio que serve de mote a todas as iniciativas, enquadradas numa matriz lúdico-pedagógica.

Mitos e lendas do Aqueduto

5 fev.: 10h | 26 fev.: 10h, 12h

Primeiro, o Aqueduto das Águas Livres surge como grande estrela de uma visita guiada. Além de escutar atentamente a história da infraestrutura, as famílias podem desfrutar de uma vista de cortar a respiração sobre todo o vale de Alcântara. Sabia que o último condenado à morte em Portugal está ligado ao Aqueduto? Lendas, factos e mil e uma curiosidades cruzam-se neste monumento.

aqueduto1
Museu da Água / Divulgação

Nos subterrâneos da Galeria do Loreto

12 fev.: 10h, 12h | 19 fev.: 10h, 12h

Já conhece a Galeria do Loreto? Embora longe da vista, esta era uma das cinco galerias que integravam o Aqueduto das Águas Livres. A sua extensão, totalmente enterrada, prolonga-se ao longo de 2835 metros, chegando até ao Largo de São Carlos. Em formato de visita guiada, deixe-se deslumbrar pela magnitude de um verdadeiro mundo subterrâneo, do Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras ao Reservatório da Patriarcal.

galeria loreto
Museu da Água / Divulgação

Aqueduto sobre rodas

27 fev.: 10h - 13h

Para terminar fevereiro em grande, aventure-se num passeio diferente pelo Aqueduto, marcada para o último domingo de cada mês. Através da atividade “Aqueduto sobre Rodas”, inserida na programação de Lisboa Capital Europeia do Desporto, miúdos e graúdos podem percorrer o Vale da Alcântara e o Parque Florestal de Monsanto de bicicleta. Um passeio nas alturas para todos!

aqueduto bicicleta
Museu da Água / Divulgação

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.