Com alguns dias que já fazem lembrar a primavera, no jardim começam, finalmente, a surgir novas tonalidades e deliciosos aromas. Porém, ainda persistem alguns dias de frio e chuva e até de geadas.

Assim, e tal como em todos os meses do ano, deverá considerar um conjunto de cuidados e tarefas a desempenhar para que o seu jardim permaneça cheio de vida.

Sabia, por exemplo, que as cerejeiras, amendoeiras e forsitias, entre outras, encontram-se nesta altura a desenvolver um verdadeiro espetáculo de cor que se prolonga com a ajuda das chuvas primaveris ou com regas periódicas? Fique a par dos pormenores a que deve estar atenta ao longo das próximas semanas.

O que plantar

Instale os exemplares pernifólios e os caducifólios que não pode plantar antes pela sua sensibilidade ao frio. Se os adquirir em vaso prosperam bem, embora mostrem já os primeiros rebentos.

Como regar

Um rega profusa depois de um adubo de fundo facilita a absorção de nutrientes. Como os dias são cada vez mais longos e há mais horas de calor, terá de regar mais os exemplares de flor.

Como adubar

As árvores e arbustos florescem melhor e ficarão bem nutridos se juntar periodicamente composto dou húmus a seus pés. O mesmo é válido para o relvado.

Podar

As espécies de casca ornamental agradecem um corte bem baixo antes de iniciar a fase de crescimento. Corte 2,5 cm por cima da incisão efetuada no ano passado.

Outros pormenores a tratar

Esta é a última oportunidade para tratar preventivamente os exemplares caducifólios com óleo invernal. Quando começarem a brotar, deverá fazer tratamentos defensivos com inseticida e fungicida.

Veja ainda:

A hortinha de março
12 meses 12 jardins
O que fazer às suas plantes de interior em março
Estragos de inverno