Está na altura de plantar bolbosas. Encha os recipientes com as bolbosas de primavera/verão. Coloque os bolbos, com boa drenagem, sem pressionar demasiado no substrato. Pode também as plantas que vão para o terraço. As plantas que passaram o inverno em casa estão quase a voltar para o terraço.

Uma boa poda, um transplante e um recipiente maior ajudam plantas como a buganvília, entre outras, a oferecer uma generosa floração. Faça uma poda baixa, cortando por cima de um nó dos ramos e antes de colocar a planta no novo vaso com terra adubada, retoque as pontas das raízes.

A lista de tarefas a empreender este mês inclui ainda outros gestos:

- Use água temperada para regar

Deixe a água à temperatura ambiente antes de regar. Combine a rega com borrifos na folhagem de três em três dias. Regue os catos.

- Ainda não adube

Depois de transplantar, pelo menos durante um mês, o substrato novo das plantas contém nutrientes suficientes para alimentar a planta no início.

- Cuide das suas palmeiras

Pode os ramos das poinsetias se não o fez em janeiro, assim como das yucas que tenham crescido a livre arbítrio e perdido a forma.

- Dê luta às pragas

Atenção aos primeiros sintomas da presença do pulgão e de larvas. Inspecione regularmente as folhas e borrife preventivamente com sabonária.

Cuidados a ter com as plantas que estão em interior quente

Comece a regar as espécies submetidas a descanso invernal para floração. Inclua adubo na água da rega.

Cuidados a ter com as plantas que estão em interior fresco

Para que os fetos não passem calor nem sede, borrife de três em três dias e mantenha-os afastados do aquecimento.

Cuidados a ter com as plantas que estão no terraço

Se as suas plantas sofreram com os rigores do inverno, faça uma cura de urgência. Renove substratos, pode todo o material estragado e transplante.

Cuidados a ter com as plantas que estão no pátio

Melhore a terra de todos os vasos mais pesados, removendo a superfície com cuidado para não estragar as raízes das plantas e junte terra nova.