Ninguém gosta de ter frio e de não poder fazer nada para evitá-lo e por vezes parece impossível estar quente no inverno, mesmo em casa. Por isso, reunimos algumas dicas para que consiga manter-se quente onde quer que esteja. Se não tem aquecimento em casa e se esta parece não aquecer de nenhuma maneira, pode estar a fazer algo de errado. Siga as nossas dicas que irão ajudá-lo a ter uma casa mais quentinha.

Ligue a ventoinha de teto

Ligar a ventoinha pode parecer ser a última coisa que deve fazer no inverno, mas não ignore o facto de que o ar quente sobe, logo, se ligar a ventoinha de teto no mínimo ela irá fazer com que o ar quente circule melhor.

Vá para o chuveiro

Tomar um banho quentinho ajuda a aumentar a temperatura do corpo, assim quando colocar a roupa quentinha depois do banho sentir-se-á mais quente durante mais tempo.

Proteja a porta de entrada das correntes de ar

Use protetores de correntes de ar nas portas de entrada para evitar que o ar frio da rua entre na sua casa.

Use os cortinados certos

No verão usamos roupas de tecidos mais finos e leves e no inverno usamos roupas com tecidos densos e pesados, o mesmo se deve passar com os nossos cortinados. Para evitar que o frio passe das janelas para dentro da sua casa, feche bem as janelas, desça os estores e use cortinados de tecidos grossos e invernosos.

Use o forno

Se for cozinhar, aproveite e use o forno, já que estes emitem calor e podem ajudar a aquecer a casa enquanto estão a ser utilizados.

Faça a cama da maneira certa

Nos meses de maior frio faça a cama de maneira diferente. Tudo o que for com tecidos mais quentes como as mantas polares devem estar em contacto imediato com a pele e tudo o que for tecidos mais finos devem ficar por cima para evitar que o calor, emitido pelo corpo, arrefeça. Se assim o fizer vai sentir a diferença imediata e não vai ter frio durante toda a noite.

Tenha um saco de água quente

Sacos de água quente são excelentes para aquecer a cama ou o sofá enquanto está deitado. No entanto, deve ter alguns cuidados. Ao encher o saco nunca ponha água a ferver e nunca encha mais do que 2/3 do saco, ao fechá-lo lembre-se também de tirar o vácuo (apertando a parte sem água antes de o fechar) e assim não correrá riscos.

Consuma bebidas e comidas quentes

Bebidas e comidas quentes são perfeitas para aquecer o nosso corpo no inverno e pode fazê-lo tanto em casa como na rua.

Acenda velas

Acender velas é uma maneira barata de conseguir aquecer a casa (não muito perto, pode ser perigoso), mas não se esqueça de colocá-las em locais seguros, por cima de uma superfície que não inflame como a pedra, o vidro ou o metal e a uma distância de segurança de qualquer coisa que inflame.

Se estiver na rua também pode aquecer-se com alguns truques fáceis mas muito úteis, tais como:

Vista-se por camadas

O nosso corpo perde calor quando está em contacto com uma superfície fria, por isso a melhor maneira de evitar perder o calor emitido pelo nosso corpo é através de camadas de roupa, para que a sua pele nunca chegue a ter contacto com o frio e assim manter-se quente durante todo o tempo.

Use roupa adequada para o inverno

Procure usar roupas que condizem com o clima, ou seja, se estiver a chover use vestuário exterior à prova de água e por dentro use roupas de lã para manter-se quente e confortável.

Use meias de lã grossas e sapatos à prova de água

Meias de lã grossas ajudarão a manter o calor nos pés por muito mais tempo, mas é importante que o calçado seja a prova de água e se tiver uma sola grossa ainda melhor, assim não estará em contacto com o frio do chão enquanto anda.

Cubra todas as áreas expostas

O nosso corpo tem tendência a perder calor através dos nossos pés, mãos e cabeça, por isso é importante que cubra as mãos, a cabeça e o pescoço evitando assim que o frio, em contacto com essas zonas, passe para o resto do corpo.

Alimente-se e hidrate-se bem

Durante os dias frios consuma mais colorias do que aquelas que gasta e beba muita água, isto ajuda o corpo a lidar melhor com o frio e por consequência a manter-se mais quente.