Estes pequenos insetos constituem uma das maiores ameaças às plantas ornamentais. Quando esta praga as atacas, surgem uns pontos brancos de pequenas dimensões que, numa primeira fase, se fixam nos caules mais próximos das folhas. Com o passar do tempo, as folhas começam a apresentar manchas e a murchar. Em consequência disso, a planta perde vigor e, em casos extremos, chega mesmo a morrer.

Para combater este problema, existe uma receita caseira para limpeza das plantas atacadas por cochonilha que pode seguir facilmente e que não implica grandes custos para o seu orçamento, antes pelo contrário:

- A um decilitro de água morna, junte uma gota de detergente para a loiça e uma gota de óleo vegetal. O de soja e o de girassol são os mais recomendados. Misture bem.

- Limpe a planta, removendo a cochonilha com algodão embebido no preparado. Nos locais de mais difícil acesso, utilize um cotonete. No final, separe a planta de outras saudáveis e vigie-a de perto, para evitar contágios.

- No caso da cochonilha aparecer de novo, repita esta operação de limpeza até desaparecer completamente. Não volte a aproximar a planta infetada de outras plantas ou flores enquanto não conseguir remover definitivamente esta praga.