Como se aprende este código de comportamento se é a sua primeira ida ao Spa? Todos sabemos o que esperam de nós quando recebemos um convite para uma festa de jantar formal. No convite está a hora, o local, o pedido de resposta e ainda a informação sobre o vestuário adequado.

Espera-se que usemos um utensílio diferente para cada prato, um copo diferente para cada vinho e água, sabemos o que usar e como nos comportar. Se nunca assistimos a um jantar de serviço de ouro completo antes, temos do nosso lado a vantagem da observação, seguindo simplesmente os mesmos preceitos que as outras pessoas que estão à mesa. Mas isto não é possível num Spa, pois os espaços de cuidados são privados.

Por exemplo, no convite para um jantar, está referido claramente fato a rigor. Já num presente com um cuidado de Spa não diz "nenhuma roupa"! Infelizmente, há muitos exemplos da primeira utilização do Spa onde um homem manteve vestida a camisa e os calções durante uma massagem … ou o tratamento de um cliente não ter sido efectuado por ser fisicamente impossível ao terapeuta executá-lo, entre outros exemplos.

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A educação dos clientes

Os clientes devem ser educados para que possam beneficiar da experiência de Spa e saibam o que esperar. Isto pode ser feito através de literatura ou por telefone quando marcam o horário de tratamento. Ao entrar num Spa e ao ser recebido pela recepcionista, irá ser apresentado ao pessoal com um cumprimento de mãos que de imediato o leva numa visita, explicando os tratamentos " de Spa ", o que pode esperar e também como deve preparar-se, e o que usar (ou não usar).

Os clientes são encorajados a partilharem as suas necessidades, para que o Spa possa ajustar adequadamente os tratamentos futuros e horários às suas necessidades. No final, devem oferecer-lhe uma literatura adicional sobre todos os programas spa e acompanhá-lo/a à porta, agradecendo a sua visita.

Ambiente completo

A etiqueta spa exige uma preocupação com o ambiente completo proporcionado por um serviço cinco estrelas. Aqui está um exemplo: velas, essência de lavanda difundida para criar uma atmosfera de tranquilidade. Os clientes são acompanhados até aos vestiários. Serve-se água e sumos em copos cristalinos com um guardanapo numa bandeja prateada.

Os terapeutas de Spa cumprem a etiqueta do Spa colocando perguntas suaves e fazendo sugestões antes e durante a execução do tratamento, para que o cliente saiba exactamente o que o espera desde a sua chegada e durante a sua visita ao Spa.

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Etiqueta do cliente

Como convidado de um Spa, espera-se:

- Que chegue à hora certa ou mais cedo que a sua marcação, para desfrutar do espaço;

- Deve despir-se completamente para os tratamentos de corpo. O seu terapeuta manterá tapado o seu corpo em serviços secos, expondo só a zona a ser trabalhada, e em serviços molhados como esfoliações e envolvimentos de corpo e hidroterapias, o cliente não estará com o corpo coberto para colher ao máximo os benefícios (fatos-de-banho são opcionais em alguns destes serviços);

- Permitir ao terapeuta que execute o tratamento marcado, conforme foi agendado;

- Dar ao terapeuta informações sobre se está confortável e, na sua opinião, quais as áreas que especialmente quer tratar;

- Relaxar. Geralmente é por isso que se está num Spa;

- Aproveitar, deixar que os outros cuidem de si;

- Saiba que está num espaço de terapias profissionais ou Spa e não espere nada de diferente; _ Saber que pode estar calado ou calmamente falador;

- Partilhar o espaço público respeitosamente com outros frequentadores do Spa;

- Não trazer as crianças que ficarão desacompanhadas, isto é muito stressante para os outros utilizadores do Spa e inseguro para as crianças;

- Saber se as gratificações estão incluídas e estar preparado, de acordo com o seu grau de satisfação, para dar ou não, conforme desejar;

- Dê a sua avaliação honesta ao terapeuta, dono, recepcionista, etc., pois o pessoal operacional preocupa-se em saber se a sua experiência no Spa foi como esperava.

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Terapia de massagem

Para receber o relaxamento e benefício máximo de uma massagem… Chegue alguns minutos mais cedo. Antes da sua massagem receberá um roupão. A maioria das pessoas prefere retirar toda a roupa e jóias. Durante a sua massagem, o seu terapeuta mantém todo o seu corpo coberto e só expõe as partes que vão ser massajadas.

Pode vestir as peças interiores de uso único fornecidas pelo Spa, ou mesmo manter as suas caso se sinta mais confortável assim. Quando estiver com o seu terapeuta ser-lhe-ão colocadas algumas perguntas. Sinta-se livre para expressar as suas necessidades e para receber a atenção específica nos pontos tensos.

O seu terapeuta fará algumas questões para averiguar a melhor sequência de cuidados para o seu caso. Relaxe para o seu corpo e a sua mente libertar as preocupações e tensões do dia. Respirar profundamente e fechar os olhos ajudará ao seu relaxamento completo.

Este tempo é seu! ele/a perguntará se está confortável ou desconfortável, com a sensação de calor ou frio ou se a pressão de massagem é muito leve ou demasiado forte. No fim, relaxe e deixe o profissional de massagem movimentar os seus membros em qualquer posição necessária durante a sessão. Aproveite a massagem.

Comportamento inaceitável

Que comportamento de cliente seria considerado de mau tom? Quando deveria um utilizador ser convidado a sair do Spa?

- Comportamento lascivo

- Estado de embriaguez

- Comportamento abusivo ou humilhante para as recepcionistas ou terapeutas.

- Insistência em tratamentos, sem que previamente os tenha marcado, quando o Spa está com as reservas completas.

Agradecimentos:

Agradecimentos: The Day Spa Association.

Texto adaptado de um artigo por Mónica Tuma Brown, profissional de Spa com 17 anos de experiência no desenvolvimento de produtos de Spa, programas e educação;

Foto: “Saúde e Beleza”, Jane Campsie, Dinalivro