A falta de tempo e de disposição são os principais motivos para não haver uma dedicação à limpeza do seu lar. Aliado a isto, o facto de não se irem fazendo limpezas mais superficiais torna a tarefa ainda mais árdua. No entanto, mesmo quando se vai tentando manter a casa limpa, há certos comportamentos que se foram adotando ao longo do tempo que nem sempre beneficiam a eficácia. Leia acerca dos mesmos, evite ter trabalho em vão e deixe a sua casa a brilhar.

Piaçaba
Até pode não ser prático, mas é por uma boa causa. Geralmente usa-se o objeto e coloca-se de imediato no recipiente adequado. No entanto, o mesmo deve ser limpo com a água da descarga e deixar a secar c erca de 5mn antes de o arrumar. Isto vai fazer com que não se crie um ambiente húmido dentro do recipiente e se minimize a proliferação de bactérias.

Vidros
Especialmente nos quais o sol incide diretamente, os vidros das janelas devem ser limpos em alturas em que o dia esteja nublado ou à noite. Com o sol a bater, a água e detergente secam muito rapidamente deixando manchas que se tornam mais difíceis de remover.

Limpar
As superfícies devem ser limpas em ziguezagues, ou seja, movimentos em S ou em Z. Quando limpa na horizontal só está a afastar a sujidade para as pontas.
Limpar demasiado rápido ou não estar atento ao que está a fazer também não atribui nenhum tipo eficácia. Limpe calmamente e não deixe escapar nenhum canto.

Saco do aspirador
É fácil esquecer de mudar o mesmo. Para além de poder estragar o aspirador, está a ter trabalho em vão. Sempre que notar um cheiro estranho e diferente no ar ou se vir que há lixo que fica no chão é porque está na altura de o mudar.

Aparelhos eletrónicos
Há produtos de limpeza específicos para estes. Não use panos húmidos nem o detergente do dia a dia, pois pode correr o risco de os danificar ou até de algum pequeno incêndio.

Detergente
É melhor optar por um produto que seja mais caro, do que algum barato que tem pouca eficácia. Use moderadamente porque não irá ser o excesso que lhe vai proporcionar uma boa limpeza. Na senda, não combine produtos diferentes porque podem estragar as superfícies. O ideal para que não gaste em demasia e não estrague nada é fazer algo que normalmente não se faz... ler as instruções.

Esponja
Costumam ser baratas e ainda bem porque é imprescindível que as substitua regularmente, mesmo que ache que ainda estão em perfeito estado. Por muito que as lave após cada utilização – aconselha-se água morna e deixar a secar – são objetos com tendência a terem germes. É também conveniente que use diferentes para cada tipo de zona (casa de banho, cozinha, etc...) para assim não espalhar bactérias e odores pela casa ou estragar alguma coisa.

Pulverizar
Não o faça diretamente nas superfícies porque pode correr o risco de danificar. Pulverize o produto diretamente no pano que vai utilizar para limpar.