Por mais cansada que chegue a casa vinda do trabalho, não pode deixar a limpeza e bem estar do seu lar para trás.
Existem coisas que devem ser limpas todos os dias para que a sua casa fique mais arrumada, cheirosa, livre de bactérias, fungos e germes. Se o fizer, irá notar diferenças na sua saúde (especialmente se sofre de alergias). Ao acrescentar estas tarefas à sua rotina diária, irá notar uma enorme mudança na sua casa a longo prazo.

Panos

Aqui incluem-se os panos da cozinha e as toalhas de rosto da casa de banho. O que é certo é que como usa esses itens mais do que uma vez por dia, eles sujam-se rapidamente. Pode parecer que não, mas são dos itens mais contaminados da sua casa. Por isso, tente lavá-los todos os dias (ou trocá-los a cada dois dias), especialmente se tiver uma família grande.

Azulejo da casa de banho (paredes)

As paredes e a porta da sua casa de banho acumulam sujidade muito rapidamente, criando calcário e bolor. A solução mais rápida, simples e eficaz de evitar que isso aconteça, é passando um pano pelas paredes e pela porta após cada banho. Assim, as mesmas irão secar e prevenir manchas de mofo.

Fogão e micro-ondas

Ambos são recomendados que sejam limpos logo a seguir a cozinhar ou a aquecer comida. No caso do micro-ondas e para uma boa limpeza do mesmo, faça uma mistura com água e duas colheres de sopa de vinagre de álcool. De seguida ponha essa solução dentro do micro-ondas e ligue-o por 5 minutos. Depois, basta passar um pano e tirar o excesso do produto.

Tábua de corte

Tudo o que é de madeira é conhecido por criar micróbios e fungos se não forem limpos, incluindo as espátulas e as tábuas de corte da cozinha. Sempre que acabar de preparar a comida, mergulhe os objetos em água com vinagre durante alguns minutos. Mesmo que a tábua de corte não seja de madeira, deve na mesma ser desinfetada ocasionalmente. Para isso, aplique uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio litro de água na tábua. Passados 5-10 lave-a bem.

Bancada da cozinha

Todos os dias usamos a bancada para pousar vários objetos, alguns dos quais nem nos lembramos de ter lá deixado para além da comida (como chaves, o correio, sacos de compras, etc.). Todas essas coisas que deixamos na bancada acabam por trazer germes de outros lados e por isso é necessário que ela seja limpa e desinfetada diariamente.

Loiça suja (molhada)

Deixar a loiça suja para o dia a seguir só irá piorar o processo de limpeza depois. O ideal é lavar os pratos sujos após cada refeição, caso contrário poderá acumular germes e bactérias que poderão passar depois para o balcão, para a mesa da cozinha e assim sucessivamente. Para além disso, os restos de comida acumulados apenas irão atrair mais bichos e insetos durante a noite.

Pincéis de maquilhagem

O facto de não lavar frequentemente os seus pincéis de maquilhagem é o cenário perfeito para a acumulação de bactérias que, eventualmente, vão parar à sua cara. Esse processo irá acabar por causar borbulhas e pontos negros no seu rosto. Para que isso não aconteça e para que fique sempre com uma makeup livre de doenças, lave os seus pincéis e esponjas com água e sabão logo a seguir a se maquilhar.

Esponja de lavar a loiça

A esponja que se usa para lavar a loiça é dos objetos mais sujos da cozinha. Visto que ela é usada para limpar tudo, seja as tábuas de corte ou até as mesas, toda a sujidade é ali acumulada. Experimente ao fim do dia lavá-la bem, espremer toda a água e colocá-la ainda molhada no micro-ondas. De seguida ligue-o na potência máxima por alguns minutos. Quando começar a fazer vapor, tire-a imediatamente. Nunca experimente este método em esponjas que contenham partes metálicas.

Balde do lixo

O lixo deve ser despejado diariamente e o balde do mesmo tem de ser lavado também todos os dias, antes de colocar um saco. Isto irá prevenir o mau cheiro e o aparecimento de bichos.

Cafeteira

Seja uma máquina de filtro ou de cápsulas, estes utensílios são o local perfeito para bactérias e fungos. Por isso, não deixe o café ou as cápsulas esquecidos nas máquinas e lave diariamente as parte removíveis da máquina, retirando todos os vestígios de produto (café, óleo...).

Lavatório e pia

Depois de lavar as mãos, os dentes ou os pratos, a superfície do seu lavatório ou pia acaba por ficar com várias bactérias. Para remover os resíduos e manchas, esfregue as paredes e desinfete com a ajuda de lixívia.

Chão da cozinha

Toda a gente cozinha, come e anda na cozinha por isso, e infelizmente, ela estará sempre suja. A solução é simples, varra as migalhas que encontrar e limpe alguns resíduos, não demorará mais que 5 minutos e deixará a sua cozinha livre de bichos indesejados.

Chaves

De facto, não nos lembramos que todos os dias seguramos com as nossas mãos as chaves de casa ou do carro. Estas todos os dias caem no chão da rua, apanhamos e guardamo-las na mesma sem as limpar, o que faz com que tragam bactérias contagiosas e impurezas para a nossa casa. Para que as chaves, as suas mãos e a sua casa estejam sempre limpas e descontaminadas, limpe as suas chaves com toalhitas anticéticas.

Guardar