O ananás é um fruto rico em vitamina C, betacaroteno, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Contém uma enzima com propriedades antivirais. Como vê, são imensas as vantagens de ter esta fruta sempre à mão e por, isso mesmo, tem bons motivos para aprender a plantá-lo. Revelamos-lhe, de seguida, os passos essenciais para o escolher convenientemente e para o plantar corretamente. O grau de sucesso é de apenas 50%. Mas, na realidade, o que temos a perder para além de algum tempo?

Os cuidados a ter com a escolha

No supermercado ou em qualquer outra loja, deve escolher um ananás não pelo método habitual, o bom aspeto do fruto, mas, sim, pelo bom aspeto da rama, que é indiciador do estado de saúde desta popular fruta exótica. Esta é a primeira fase do processo, a que antecede a segunda, a plantação. Note-se que, dificilmente, conseguirá produzir um novo ananás em casa. Pode, isso sim, obter uma bonita planta ornamental, que, das as circunstâncias, terá seguramente um significado especial para si.

A plantação em seis passos simples

Na galeria de imagens que se segue, pode visualizar, de forma elucidativa, as diferentes fases e ter uma noção mais clara das as diversas tarefas a empreender para conseguir dar uma nova vida a um ananás, aumentando simultâneamente a coleção de plantas de casa.

O corte dado deve ser baixo, bem dentro do fruto. A parte removida pode ser consumida, pelo que não há aqui qualquer desperdício. Pretendemos que a planta, futuramente, se estabeleça. Terá que se preocupar em enraizar. O excesso de folhas absorve energias. Mesmo as folhas que ficam não nos interessam, pelo que é importante removê-las.

Ficaremos, depois de as eliminar, à espera de novas folhas. Uma planta com a base húmida irá certamente apodrecer em contacto com terra molhada. Deixe-a, por isso, secar bem para prevenir esta situação. Deve usar um substrato leve quando o plantar, duas partes de mistura para orquídeas, uma parte de turfa e uma parte de terra vegetal.