1. Jardins no SAPO Lifestyle

Alimentado pela Jardins, a revista de referência do mundo da jardinagem em Portugal, esta área do canal SAPO Lifestyle do portal SAPO, que é atualizada diariamente, inclui informações e conselhos práticos sobre a melhor maneira de plantar e de cuidar plantas e flores, árvores e arbustos, além de notícias e curiosidades, receitas e sugestões de jardins a visitar. Também apresenta notícias sobre plantas que fazem bem à saúde, passatempos e galerias de imagens.

2. RevistaJardins.pt

O site da revista Jardins, dirigida por Teresa Chambel, arquiteta paisagista, autora de livros sobre jardinagem, desde o início de 2015, que também é um vlogue, é a evolução natural do blogue Um Jardim para Cuidar, que a especialista criou em 2012. Além de conselhos e dicas práticas sobre plantação e cultivo de plantas, muitos deles em vídeo, disponibiliza ainda informações úteis e curiosidades.

3. Um jardim para Cuidar

Criado em 2012, da autoria de Teresa Chambel, arquiteta paisagista, autora de livros sobre jardinagem e diretora da revista Jardins desde o início de 2015, foi um dos blogues de referência do país até se converter no site oficial da revista Jardins. Apesar de não ser atualizado desde agosto de 2017, é um repositório de conselhos e dicas práticas sobre plantação e cultivo de plantas e disponibiliza, ainda, informações úteis e curiosidades.

4. Veggie Gardening Tips

Um blogue norte-americano da Pensilvania, da autoria de Kenneth E. Point, um auditor de profissão com uma paixão por jardinagem. Aqui, são dadas, diariamente, dicas sobre como cultivar hortícolas, plantas ornamentais e aromáticas, de uma forma orgânica e sustentável. Um blogue com muitas publicações práticas, passo a passo e fotografias que ajudam a ilustrar cada técnica e tarefa.

5. Garden Therapy

Um blogue de jardinagem canadiano que, para além de muitas sugestões do tipo faça você mesmo no seu jardim, apresenta dicas de culinária, tratamentos de pele caseiros e bricolage. Pode ainda aprender a fazer pequenos projetos de fim de semana para fazer no seu jardim, na sua varanda ou até mesmo em casa.

6. Twenty Minute Garden

Um blogue que nos dá truques e tarefas para conseguirmos ter um jardim comestível, um kitchen garden como também lhe chamam, com uma dedicação de apenas 20 minutos por dia. Muitas são as sugestões de plantações, sementeiras mas também de receitas e truques caseiros. Excelente forma de começar a cultivar e a jardinar, pode ser uma ferramenta motivadora para quem quer começar o seu jardim comestível ou até uma horta.

7. Plantas Carnívoras

O que são, as espécies mais comuns apresentadas com fotografias ilustrativas, as principais características e funções deste tipo de plantas, como funcionam as suas armadilhas, de que se alimentam e onde se encontram, entre muitas outras explicações. Um endereço muito útil para quem gosta de plantas carnívoras.

8. Plantas de Aquário

Neste endereço, outro dos que deve guardar na sua pasta de favoritos, pode conhecer as diversas espécies que constituem a jardinagem de aquário e quais as mais adequadas e compatíveis com o habitat dos seus peixes, nomeadamente no que se refere ao seu tamanho e iluminação. Na secção dedicada aos jardins, pode encontrar diversos conjuntos de plantas selecionados por tamanhos.

9. Garden Divas

Para quem gosta muito de jardinagem e quer ter ferramentas e acessórios originais de boa qualidade e em grande estilo, este site é o sítio certo para se inspirar!

10. Clarington

As melhores ferramentas de jardinagem, para todos os gostos e para todas as tarefas que pode imaginar, com qualidade garantida, estão disponíveis neste site. É outro dos endereços a guardar na barra de favoritos.

11. Our French Garden in Dordogne

Um blogue com muito bom gosto que relata o dia a dia de uma família que vive numa fantástica casa com jardim em Dordogne, no sul de França, uma inspiração para quem gosta do estilo campestre francês. Uma forma original de apreender informação relevante para quem gosta de plantas e de jardins.

12. Décor de Provence

Um site inspirador para quem gosta do ambiente provençal, quer no jardim quer dentro de casa. Tem uma qualidade fotográfica acima da média e está repleto de dicas e informações práticas sobre decoração de interiores e lifestyle. São muitos os apreciadores de jardinagem que o recomendam.

13. My French Country Home

Um site de extremo bom gosto que nos apresenta dia a dia a visão de uma inglesa casada com um francês, mãe de quatro filhos e que partilha a simplicidade sofisticada de viver numa casa de campo na Normandia, uma das mais belas regiões de França. Disponível em inglês, permite o acesso a uma loja de antiguidades, a uma vivenda de campo e ainda à reserva de passeios temáticos.

14. Tree Hugger

Com mais de 3,2 milhões de visitantes únicos, reúne informação sobre design, ciência, estilos de vida, transportes, negócios e energia, apresentando conteúdos úteis que todos os amantes de jardinagem devem ler. Além de apresentar informações sobre as pragas e as doenças que mais ameaçam as plantas, também aponta formas alternativas e originais de as combater.

15. El Blog de la Tabla

Em Espanha, são poucos os arquitetos paisagistas e até jardineiros amadores que não conhecem este blogue, criado e alimentado pela arquiteta paisagista María José Holguín. Para além de jardins, jardinagem, paisagismo "e outras belas artes", como esta profissional as descreve, reúne um conjunto impressionante de artigos com dicas e conselhos práticos que podem fazer toda a diferença. É escrito em castelhano.

Texto: Teresa Chambel com Luis Batista Gonçalves

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.