No auditório do Campo Alegre, pelas 16:00 de sábado, será exibida a peça indicada para crianças e jovens, que alia um “grande sentido de humor” à exploração de “diferentes ações através do vestuário e de objetos do dia-a-dia”, pode ler-se na apresentação.

A reflexão proposta, da roupa ao que cada um faz no dia-a-dia, prende-se com a forma como cada um se vê a si próprio e aos outros, numa performance marcada pelo estilo habitual do Teater Tre, uma “forte componente de movimento” para cativar os mais novos.

Com interpretação de Per Dahlström e Maria Selander, sob a direção do ator e coreógrafo Ossi Niskala, “Eli & Rio” parte de dramaturgia de Martin Rosengardten para mostrar, ao longo de 40 minutos, questões que vão dos papéis sociais às questões de género através do quotidiano de um casal.

“De que forma se pode falar de identidade e do papel de cada um às crianças, numa idade em que estas não se interrogam sobre o papel de cada um na sociedade ou sobre as questões de género, nem as vêm como algo permanente e imutável?”, questiona a nota de uma peça criada a pensar especialmente em crianças de três a seis anos.

No sítio ‘online’ do Teater Tre, as “aventuras em cada espaço da casa” vão de “vestidos, bigodes a uma camisola que se torna numas calças e umas calças que se transformam num chapéu”, abordando questões complexas “através de movimento, humor e abertura”.

Na apresentação, o Teatro Municipal do Porto destaca “um dispositivo cénico aparentemente simples mas cheio de detalhes” que “vai surpreender os mais novos”, além da mistura entre a performance e o vídeo que resulta numa récita “inesperada e extremamente dinâmica” a que “os mais velhos não vão ficar indiferentes”.

Além de ser apresentado em Estocolmo, onde a companhia está baseada, e noutras cidades na Suécia, “Eli & Rio” já passou pelo Teatro Arcobaleno, em Bolonha, Itália, em 2017, chegando a Portugal este ano.

Depois da récita do Porto, o espetáculo segue para o Teatro Luís de Camões, em Lisboa, pelas 11:30 e 16:30 de dias 13 e 14 de abril.

Fundada em 1979, a companhia Teater Tre dedica-se desde a origem ao teatro para os mais novos, com mais de 300 apresentações por ano e digressões internacionais em mais de 20 países, representando a Suécia no projeto europeu Creative Europe Small Size Performing Arts for Early Years, dedicado às artes cénicas para crianças até aos seis anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.