A expressão "Black Friday" entrou no nosso vocabulário nos últimos anos, mas nos Estados Unidos da América é um evento comercial de grande impacto: na última sexta-feira de novembro (que sucede sempre ao Dia de Ação de Graças, comemorado na última quinta-feira de novembro) as grandes cadeias comerciais fazem um dia de descontos mais ou menos estrondosos, iniciando assim a época de compras natalícias. Em Portugal há também cada vez mais lojas a aderirem a esta iniciativa, que conta com muitos adeptos fervorosos, já que este dia apresenta boas oportunidades de compras. De acordo com a sua personalidade, como é que cada signo reage à Black Friday?

Carneiro

Gosta de ser o primeiro em tudo e, como tal, é capaz de chegar um pouco mais tarde ao trabalho nesse dia para assegurar que será a primeira pessoa a entrar na loja da sua preferência. Sendo muito direto e decidido, vai diretamente para aqueles artigos que já andou a "namorar" previamente, compra, paga e segue o seu dia.

Touro

Sendo este signo adepto da calma e da ponderação, não é dos maiores entusiastas em relação a este dia de descontos sensacionais, até porque prefere sempre a qualidade. É capaz, no entanto, de ir dar uma espreitadela a algumas das suas lojas de eleição - possivelmente a uma perfumaria ou uma loja de eletrodomésticos - e aproveitar uma ou outra promoção que lhe pareça conveniente. Mas tudo, claro está, sem grandes pressas.

Gémeos

Adora a novidade e o burburinho e, por isso, é um entusiasta da Black Friday, se bem que pode ficar tão desconcertado que tem dificuldade em focar-se, acabando por ver tanta coisa que não compra nada. Se puder organizar uma ida às lojas em conjunto com os seus amigos irá divertir-se mais pela experiência do que propriamente pelo objetivo de compra.

Caranguejo

As multidões e a confusão assustam-no e, por isso, evitará a todo o custo ir a uma loja num dia como a Black Friday. Se tiver um objeto de desejo debaixo de olho, não hesitará em fazer compras online. No entanto, como tem dificuldade em escolher e pondera muito bem antes de gastar dinheiro é capaz por deixar escapar esta oportunidade.

Leão

Decidido e despachado, Leão organiza-se antecipadamente e, numa pausa breve no trabalho, aproveita para ir a alguma loja da sua preferência, onde já tenha previamente seleccionado os artigos que lhe interessam através dos catálogos online. Aproveitará para investir em roupa e acessórios de marcas caras e exclusivas, mas sem grandes alaridos. É capaz de nunca confessar aos seus amigos que foi aos saldos.

Virgem

Por ser muito sensato e prudente, desconfia sempre da oferta das lojas, pelo que não se deixa encantar pela tentação da Black Friday. É bem capaz, no entanto, de fazer uma análise antecipada exaustiva, seleccionando online quais são os artigos que lhe interessam, comparando preços e avaliando as promoções disponíveis. Se realmente pretender fazer alguma compra, ficará acordado até os sites que lhe interessam disponibilizarem a compra, para garantir que é um dos primeiros.

Balança

Este é um dos signos que mais vibra com a Black Friday, ou não fossem os nativos de Balança alegres consumistas e grandes adeptos das promoções e "pechinchas". Se puder, irá tirar esse dia de folga para passear pelas várias lojas de roupa, cosméticos e perfumarias que lhe interessam. Chegará a casa exausto, mas feliz, com vários sacos e uma infinidade de compras, tendo provavelmente despachado também todos os seus presentes de Natal.

Escorpião

Escorpião não se deixa encantar pela tentação das promoções porque não tem um forte espírito consumista, preferindo sempre escolher bem os artigos em que investe o seu dinheiro. Abomina as confusões dos centros comerciais, mas se estiver realmente interessado em adquirir algum artigo irá fazer uma análise cuidadosa prévia das promoções das lojas que lhe interessam e, se não puder comprar online, será um dos primeiros a entrar na loja, para sair ainda antes de a confusão se instalar.

Sagitário

Sagitário vibra com as compras e adora a ideia de comprar mais por menos dinheiro, pelo que a Black Friday é aguardada por si com bastante entusiasmo. No entanto, e tal como acontece com os nativos de Gémeos, pode acabar por se dispersar nas suas ideias e interesses, acabando por fazer poucas compras ou, no extremo oposto, acabando por comprar tudo aquilo que vê, chegando a casa com um monte de sacos cheios de coisas que... se calhar não vão servir para nada.

Capricórnio

Muito criterioso nas suas escolhas, ponderado e prudente com as suas finanças, Capricórnio não embarca facilmente em compras por impulso, e por esse motivo a Black Friday é algo que não lhe diz muito. A não ser, claro está, se ambicionar alguns artigos de luxo, como roupa de marca cara ou um eletrodoméstico especialmente valioso, que possa adquirir a preços realmente vantajosos. Não se precipita, optando por fazer uma seleção cuidada de todos os produtos que deseja adquirir, um levantamento de preços que lhe permita fazer comparações e seleccionar aquilo que efetivamente vale a pena comprar.

Aquário

Não sendo uma pessoa consumista, o nativo de Aquário não é adepto da Black Friday e é capaz de, em alguns casos, se manifestar contra este dia numa ação social organizada contra o capitalismo e o apelo ao consumo. No entanto, há também muitos nativos deste signo que são fervorosos apreciadores das novas tecnologias e, por isso, estão sempre a par das novidades, procurando adquirir os últimos gadgets e lançamentos a preços mais baixos.

Peixes

Não gosta de confusão mas tem alguma curiosidade, por isso é capaz de ir dar uma volta às lojas com os amigos, sem a intenção de comprar seja o que for. Ainda assim, também é capaz de se encantar com várias coisas, acabando por chegar a casa com muito mais do que imaginava, mas sem gastar muito dinheiro. Roupa, acessórios, livros e filmes serão as suas maiores tentações na Black Friday.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.