Mas o que tem Marte de tão especial? Pela sua proximidade à Terra, este planeta sempre suscitou curiosidade, havendo dúvida sobre a existência de vida. Considera-se que já possa ter existido água em Marte, o que contribui para a teoria de que seja possível existir, ou ter existido nele, alguma forma de vida. Marte é designado como o planeta vermelho porque possui uma grande concentração de óxido de ferro, que lhe dá um tom avermelhado. É mais pequeno do que a Terra, sendo apenas maior do que Mercúrio.

Inicialmente foi batizado de Ares, o deus grego da guerra, porque a sua cor vermelha remetia para o sangue, a paixão, a batalha. Acabou por ser Marte, o equivalente romano para Ares, o nome pelo qual ficaria conhecido.

Astrologicamente é um dos planetas com maior destaque. É o regente de Carneiro, o primeiro signo do Zodíaco e, antes de Plutão ser descoberto, Marte também era o regente de Escorpião.

A influência astrológica de Marte confere uma personalidade intensa, corajosa, destemida mas, também, com tendência para ter explosões de cólera, muito impulsiva e temperamental. As pessoas que são mais influenciadas por este planeta – nomeadamente os nativos de Carneiro, Escorpião ou quem tiver estes signos como Ascendente – manifestam quase sempre um temperamento impetuoso. São muito arrojadas e não temem o perigo. A adrenalina é o seu maior chamariz, procurando viver emoções fortes e desafiar os seus próprios limites.

Todos nós temos Marte posicionado em alguma Casa e em algum signo no nosso Mapa Astral. A posição onde Marte se encontra indica as nossas pulsões e paixões, as nossas lutas, aquilo que nos desafia, a forma como lidamos com os conflitos e com as contrariedades.

Quando Marte, no Mapa astral, se encontra num signo de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário), a pessoa manifesta uma personalidade apaixonada, sendo muito ciosa dos seus direitos e mostrando-se protetora em relação aos que ama ou que considera mais desprotegidos. Marte, posicionado num signo de Fogo, representa a necessidade de paixão e intensidade no quotidiano.

A posição de Marte no Mapa Astral também revela o perfil sexual da pessoa, aquilo que a atrai, o tipo de pessoas que prefere e com quem é mais compatível sob o ponto de vista físico. No Mapa Astral de uma mulher, revela o tipo de parceiros por quem se sente atraída. No Mapa Astral de um homem, Marte mostra como lida com as conquistas, qual é o seu perfil de sedução.

Na análise da compatibilidade entre um casal é muito importante compreender em que posição se encontra Marte em relação a Vénus, ao Sol e a Marte no Mapa Astral da outra pessoa. Por exemplo, mesmo que duas pessoas pertençam a signos que não são muito compatíveis, pode existir uma atração física irresistível entre elas se uma tiver Marte em conjunção a Vénus, ao Sol ou a Marte (ou a todos eles) do Mapa astral da outra pessoa.

Os trânsitos de Marte

Quando, no seu movimento habitual, Marte forma aspetos com algum dos elementos do seu Mapa Astral, conte com instabilidade, irritabilidade e, também, um aumento de energia no seu dia a dia. Sempre que Marte forma um aspeto significativo com outro planeta – especialmente com Úrano ou Plutão – há mudanças inesperadas, situações que se desenrolam de forma abrupta, reviravoltas inesperadas. Existe, no entanto, também maior tendência para as discussões e para os conflitos.

Sabia que…

- Marte possui duas luas? Chamam-se Phobos e Deimos porque, na mitologia Grega, eram estes os nomes dos filhos do deus Marte.

- Um dia em Marte tem a mesma duração (aproximada) que um dia na Terra? Cada dia tem 24 horas e 37 minutos.

- Um ano em Marte corresponde a quase dois anos terrestres? Neste planeta cada ano tem 687 dias de duração. Isso acontece porque está mais afastado do Sol, descrevendo uma órbita maior.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.