O PokéDate, um projeto criado e desenvolvido pela empresa Project Fixup, é a nova invenção para os amantes do famoso jogo que têm um coração solitário. Basta apenas criar um PokéProfile no site, responder a algumas questões e aguardar breves instantes até aparecerem PokéMatches, potenciais candidatos a um encontro inesquecível. Pode parecer difícil a quem não é dado às novas tecnologias mas é mais intuitivo e fácil de usar do que, à primeira vista, pode parecer.

A ideia dos criadores é a de juntar solteiros, potenciar o diálogo e tornar os eventuais futuros encontros que daí venham a advir mais descontraídos, visto que consideram que nada é melhor para quebrar o gelo do que uma divertida batalha no PokéGym mais perto ou até mesmo um passeio romântico por qualquer cidade com música de fundo da agradável Jigglipuff, enquanto se tenta caçar o enigmático Mewtwo, duas das mais de 150 criaturas que andam por aí à solta.

O mais prático de tudo isto é que, conhecendo a sua agenda e o seu local de residência e/ou de trabalho, o próprio site se encarrega de enviar aos subscritores um e-mail com os detalhes do seu encontro, tendo apenas de se preocupar com pormenores mínimos. A seleção dos candidatos é feita de acordo com semelhanças pessoais, descritas no PokéProfile, em vez de se basearem no nível em que os utilizadores se encontram no jogo ou nos Pokémons que possuem, o que garante à partida uma proximidade maior.

Quanto custa encontrar um novo amor

De acordo com as estatísticas apresentadas pela revista Forbes, 85% dos utilizadores do site, disponível desde meados de julho de 2016, estão satisfeitos com os resultados, sentindo-se mais desinibidos e confortáveis em enfrentar os assustadores primeiros encontros. Assim, se não tem sido bem sucedido no Tinder, a aplicação móvel de encontros mais utilizada no mundo, tente a sua sorte no PokéDate e cace muito mais do que apenas Pokémons.

O primeiro encontro promovido pelo projeto é grátis. A partir daí, o serviço passa a ter um custo de 20 dólares, cerca de 17,90 euros. Quem recomendar o serviço a amigos pode, contudo, ganhar encontros extra, aumentando as suas possibilidades de romance. Apesar de estar a tirar partido das potencialidades dos encontros online, Project Fixup é uma empresa, «aberta a todas as idades, raças e géneros», que promove o «offline dating».

Texto: Mafalda Baudouin com Luis Batista Gonçalves (edição)