Pascal Campion é um artista franco-americano, atualmente diretor de arte na Netflix. Ilustrador, designer, desenhador e animador, já trabalhou para firmas como a Dreamworks Animation e a Paramount Pictures e canais como o Disney Channel e o Cartoon Network. Apaixonado pela sua família, é seguido nas redes sociais por milhares de pessoas que admiram os seus trabalhos diários.

«Sketch of the Day» foi o projeto que o catapultou para o estrelato na sua página do Instagram, onde apresenta as suas ilustrações. Um ritual que passa por desenhar uma nova imagem a cada manhã, em sua casa, na Baía de San Francisco, nos Estados Unidos da América. Contador de histórias por excelência, Pascal Campion capta de forma brilhante a importância das pequenas coisas.

A queda das folhas no outono, uma pausa para aproveitar um raio de sol ou a leitura de um livro numa noite de chuva ganha, graças ao seu talento, uma nova dimensão. «Os pequenos momentos são tão ou mais importantes que os grandes», diz o artista, que descreve o seu trabalho como «expontâneo e confuso na sua execução mas bastante claro na comunicação».

A mulher, Katrina Finnegan, diretora de marketing, a sua filha de 9 anos e os seus filhos gémeos de 6 são a sua grande fonte de inspiração, mas é para a cara-metade, que vão os maiores elogios. «O forte. É engraçado como as pessoas assumem sempre que eu é que sou o forte [da relação] (…) Este é para a minha mulher que me ampara a cada momento», escreveu quando publicou um dos desenhos no Facebook.

Texto: Eva Falcão com Pascal Campion (ilustrações) e Rianon Stephens (fotografias)