Em Portugal, a moda só começa a chegar agora mas, noutros países, sobretudo nos Estados Unidos da América, beber vinho em lata tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos.

A socialite Paris Hilton é mesmo uma das promotoras da marca Rich Prosecco, que começou recentemente a ser distribuída em Portugal pela Fashion Drinks, uma empresa lisboeta que resolveu investir neste negócio.

O facto de cada lata constituir uma dose única e pronta a servir tem sido apontado como uma das vantagens para a crescente adesão. Esta está, no entanto, longe de ser a única. Além de ser leve, portátil, compacta e inquebrável, este tipo de embalagem, ao contrário do vidro, arrefece mais rapidamente quando em contacto com o frio e protege o vinho dos raios UV, preservando todo o seu sabor.

O alvo privilegiado da comunicação das marcas que já adotaram este meio para comercializar vinho tinto, branco, rosé, espumante e vinho com sabor a fruta é um público maioritariamente urbano, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos. As campanhas publicitárias desenvolvidas e a oferta disponibilizada têm tido um especial enfoque nas mulheres dessa faixa etária, até pelas cores usadas, pelo design das latas e, nalguns casos, como o da empresa italiana Vino & Fashion, pela sua associação a eventos de moda.

«Percebemos que havia a necessidade de criar uma nova embalagem que era conveniente, portátil e leve e que combinava perfeitamente com os consumidores de vinhos jovens, que não se consideram entre os apreciadores de vinho tradicionais. Então, o que nós fizemos? Desenvolvemos uma embalagem específica para este publico, com os tamanhos de 200 e 250 ml, os tamanhos perfeitos para vinhos de consumo on-the-go», explica a empresa Fashion Drinks, responsável pela comercialização em Portugal das marcas Rich Prosecco, Vino & Fashion, Wild Pelicann e Ciao.

«Os apreciadores adultos e jovens já descobriram que o vinho em lata é conveniente para muitas ocasiões fora de casa, como em piqueniques, festivais de música ou eventos desportivos, discotecas e bares. A crescente popularidade do vinho entre os jovens, a consciência ambiental crescente e as tendências de estilo de vida fazem com que as latas de aluminio sejam o pacote ideal para servir vinho», sublinha a empresa.

As latas de refrigerantes são a embalagem de bebidas mais reciclada em todo o mundo. Mais baratas do que as garrafas de vidro, são 100%​​ e infinitamente recicláveis sem perda de qualidade. Quando reaproveitadas, podem voltar às prateleiras no prazo médio de 60 dias, o que lhes confere uma maior vantagem competitiva em termos económicos.

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Foto: Rich Prosecco