Ver comédias românticas pode estragar vida amorosa

Estudo diz que cria expectativas irreais nas pessoas

Um estudo realizado na Universidade Heriot Watt, Escócia, conclui que ver comédias românticas pode estragar a vida amorosa das pessoas, uma vez que cria expectativas irreais sobre o amor.

Os pesquisadores verificaram que fans de comédias românticas, como “Noiva em Fuga” ou “Notting Hill”, falhavam em aspectos relacionais, nomeadamente na comunicação com os seus parceiros.

Muitos alegavam que, se era suposto a outra pessoa estar consigo, então deveria saber o que ela própria queria sem sequer lhe perguntar.

Segundo a BBC, psicólogos da universidade estudaram 40 filmes de sucesso, entre 1995 e 2005, e identificaram temas comuns que consideraram irrealistas.

«Os conselheiros matrimoniais vêem frequentemente casais que acreditam que o sexo deveria ser sempre perfeito e que não é necessário comunicar quando é suposto as pessoas estarem juntas», disse à BBC o investigador Bjarne Holmes.

E acrescentou: «Agora temos evidências de que as sugestões dadas pelos media populares desempenham um papel importante na continuidade destas ideias nas mentes das pessoas».

Mas «o problema é que, enquanto a maioria de nós sabe que o amor perfeito não existe, muitos são altamente influenciados por estas ideias que veiculam nos media», conclui.

Os investigadores lançaram entretanto um questionário online onde questionam as pessoas acerca da sua personalidade, relacionamentos e hábitos de consumo de produtos de media.

Se quiser participar no estudo, em Inglês, clique aqui.

19 de Dezembro de 2008

Comentários