Valentim Quaresma na Letónia

O português foi eleito para representar o país no Festival de Arte de Cēsis

Pelo segundo ano consecutivo, a indústria da moda é representada no Festival de Arte de Cēsis, na Letónia, e desta vez na exposição WORK-IT-OUT que decorre até 7 de Agosto de 2011.

O Castelo de Cesis foi escolhido como a avenida para o festival que irá mostrar diversos artistas de moda locais como: Līga Banga, Vita Radziņa, Dace Sāmīte, Indra Miklāva, Artis Štamgūts and Aļona Bauska – que exploram as suas respectivas relações com o trabalho através de instalações de moda.

Para além dos conceituados artistas locais, o evento convidou dois designers internacionais a participar este ano - Patrizia Antonacci (Itália) e Valentim Quaresma (Portugal) - que estarão sobre o olhar atento de todos os seus visitantes.

Na sua obra, Valentim usa a cabeça humana e os pensamentos que a povoam, como um símbolo da origem de qualquer movimento e trabalho.

No contexto da peça, que é complementado por uma espinha dorsal que a estabiliza, materializa assim o trabalho que o designer tem vindo a explorar.
Esta procura e pesquisa pelo pensamento é definitivamente uma das razões pelas quais a sua obra, que se centra sobre o significado do poder intelectual, promete ser especialmente intrigante para o público.

1 de agosto de 2011

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários