Tracy Richardson e Adelaide Sousa inauguram exposição solidária

Até 13 de novembro no Tavira Gran-Plaza

O fotógrafo Tracy Richardson e a apresentadora Adelaide Sousa abrem portas hoje de uma exposição itinerante no Tavira Gran-Plaza, integrada no projeto da sua autoria denominado Guerreiras.

O objetivo desta iniciativa é trazer à luz a luta travada diariamente por centenas de milhares de mulheres em Portugal. O inimigo comum é o cancro da mama e para o enfrentar é preciso mais do que uma simples intervenção médica: toda a comunidade deve contribuir para que estas Guerreiras não baixem os braços, encorajando-as a perseverar, sempre com a esperança de um dia poderem colocar no passado essa frase tão temida – eu tenho cancro. A exposição reúne fotos e informação testemunhal de 12 sobreviventes de cancro da mama de diversas idades, extratos sociais e nível académico, representativas da mulher portuguesa.

Com imagens positivas e inspiradoras, esta exposição percorrerá vários pontos do país ao longo de 12 meses, para assim chegar ao maior número de pessoas possível. Paralelamente, as Guerreiras já têm página de Facebook que conta com a colaboração pro-bono de médicas oncologistas, psicólogas especializadas, fisioterapeutas, enfermeiras e ainda voluntárias devidamente treinadas para dar apoio emocional, médico e legal às doentes oncológicas e seus familiares.

E para 2014 prevê-se a elaboração de um e-livro que reúne os testemunhos dessas 12 mulheres, bem como o prefácio do autor e posfácios de 1 médico, 1 psicólogo e 1 sobrevivente conhecida do grande público, ao todo com cerca de 200 páginas e 12 fotos a cores diferentes das da exposição.

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários