Tal como milhares de famílias fazem todos os dias, Bryan Ware tinha o hábito de ir jantar fora com a mulher e os filhos. Nos restaurantes que frequentava, era habitual darem lápis de cera as seus filhos como forma de os entreter enquanto esperavam pelo jantar. Um dia, após terminar o jantar, Bryan deu por si a questionar qual o destino desses lápis e ficou chocado com o que descobriu: que após uma utilização curta e praticamente inutilizados eram deitados para o lixo.

A partir daí começou a levar para casa os lápis de cera que eram deixados nos restaurantes, de forma a combater este desperdício. Em 2013, decidiu criar a Crayon Initiative, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo passa por reciclar os lápis usados, transformá-los em novos e entregá-los a crianças hospitalizadas e com necessidades especiais.

Após recolher os lápis velhos por várias zonas da Califórnia, Bryan faz tudo em sua casa. O processo é simples: os lápis são separados e derretidos por cor, sendo depois colocados em moldes especiais. Os novos lápis - criados a pensar em crianças com necessidades especiais - são mais grossos e fáceis de agarrar. Em seguida, são embalados e distribuídos em vários hospitais na zona da Califórnia. Ao todo já foram distribuídas mais de 2 mil caixas.

“Se estes lápis funcionarem como um escape, fazendo-as esquecer que estão num quatro de hospital, nem que seja por 10 minutos, eu cumpri o meu trabalho”, afirmou o mentor do projeto em entrevista ao site The Mighty.