Sara Sampaio desfila para Diogo Miranda na passerelle do Portugal Fashion

Designer foi uma das várias surpresas do terceiro dia de desfiles na Alfândega do Porto, que contou com as apresentações de Luís Buchinho, Miguel Vieira e Fátima Lopes

Diogo Miranda teve uma passerelle digna de um ‘Óscar’ não só pelas caras conhecidas como Sara Sampaio e Diana Pereira mas pelos modelos femininos e sensuais com que pintou a nova coleção para a primavera/verão 2014. A contemporaneidade urbana e as obras icónicas de Oscar Niemeyer foram a base para os cortes amplos e formas circulares, que atingem a feminilidade na suavidade das cores. O uso de tecidos termocolados permitiu a exploração máxima das formas geométricas e volume dos ombros, criando cinturas delineadas e uma silhueta ampulheta, em tons de branco, champanhe, bege, rosa velho, verde água, preto, amarelo e azul-marinho. A super modelo Sara Sampaio veio de propósito para desfilar para o criador, com quem trabalha há vários anos. O final foi apoteótico com todo o público a aplaudir de pé o abraço entre a modelo e o criador.

O dia foi ainda marcado pelos 25 anos de carreira de Miguel Vieira, 20 anos de carreira de Nayma e pelo desfile de Fátima Lopes, onde as modelos desfilaram descalças, mas em bicos dos pés com peças agarradas ao tornozelo a imitar sapatos invisíveis.

Este 3º dia começou bem mais cedo do que os anteriores, com os desfiles colectivos dos alunos de design de moda. Árvore e Modatex foram as primeiras escolas a mostrar as coleções dos seus alunos. Às 18h30 foi a vez da ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos) mostrar as suas criações e uma hora mais tarde foi a vez da Escola de Moda do Porto mostrar a coleção dos seus alunos para a primavera/verão 2014.

Este dia foi ainda marcado pela ascenção de Daniela Barros, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt e Hugo Costa à passerelle principal. Estes quatro designers apresentavam as suas colecções no espaço Bloom, dedicado a jovens talentos e tiveram este ano a oportunidade de fazer a sua mostra no palco principal. Teresa Abrunhosa, Carla Pontes e Klar são os outros nomes que apresentam as suas propostas para a próxima estação na plataforma dedicada às jovens promessas do mundo da moda.

Às 21h30 Luís Buchinho apresentou a sua coleção Resort, definida por ser versátil e pragmática e destinada para a mulher citadina. Formas orgânicas e silhuetas esculturais foram desenvolvidas através de linhas assimétricas, com cores vegetais, maioritariamente em tons de verde, combinados com preto, branco e cinza gelo, numa abordagem minimalista. Não foi só Luís Buchinho a apresentar uma coleção diferente da mostrada na ModaLisboa… Miguel Vieira também trouxe alguns elementos diferentes dos apresentados na ModaLisboa. Esta foi uma coleção que se desenvolveu, cresceu e transformou por si própria com a necessidade que cada peça teve de se completar e encontrar a sua alma gémea. Como uma árvore, esta coleção tem raízes bem definidas e a força e liberdade de um pássaro. A suavidade da paleta de cores em tons pastel contrasta com a austeridade do preto, a simplicidade do branco e a confiança do azul-marinho, compondo formas estruturadas que se transformam numa simplicidade moderna.

Fátima Lopes foi a designer que encerrou o terceiro dia de desfiles na Alfândega do Porto, com a sua coleção ‘Odissey’. Fátima Lopes oferece-nos uma coleção que desafia o tempo, já que reeinterpreta a silhueta da mulher antiga para a ressuscitar no futuro. Foi através da cor branca e das suas nuances que a criadora trouxe de volta a pureza divina. A feminilidade da mulher milenar está presente na coleção e é acentuada por materiais nobres como a seda, malhas finas e rendas. O corpo da mulher não é exibido mas deixa-se adivinhar através dos tecidos fluidos.

Uma das principais novidades desta edição é o showroom Brand Up, em que os criadores podem mostrar e vender as coleções ao público e a 30 agentes de compras nacionais e internaconais, espaço que a desde dia 24 de outubro e até dia 26 de outubro estará aberto em simultâneo com os desfiles.

Até sábado decorre no Porto a 33.ª edição do Portugal Fashion, sob o tema "Abstrart", onde são apresentadas as propostas primavera/verão 2014. Veja o dossier com todos os desfiles aqui.

artigo do parceiro:

Comentários