Foram hoje conhecidas hoje as 70 pré-finalistas na eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia®”.

De entre os finalistas, encotram-se o bolo do caco, patel de bacalhau, sardinha assada, amêijoas à Bulhão Pato, migas alentejanas, cozido à portuguesa, etc..

Esta é uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, após a recepção entre 7 de Fevereiro e 27 de Março de 433 candidaturas de pratos de todo o país.

Em comunicado, a organização refere que «a lista de 70 pré-finalistas agora eleita reflete todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas às regiões que as representam e torna-se assim um roteiro imperdível. A região do país com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. Segue-se a região de Lisboa e Setúbal com 9 pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com 8 pratos cada respetivamente. Com 6 candidatos eleitos encontra-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior tem 3 pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo tem 2.»

No total dos 70 pré-finalistas, está presente o mínimo de um candidato por cada uma das 10 regiões. O conselho cientifico é composto pela Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portuguesa de Nutricionistas, a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, a Federação Minha Terra, a FPGC - Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e a Qualifica - Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses.

Este ano a organização atingiu um número inédito de candidaturas, alcançando as 433 nomeações. A região com maior número de candidaturas foi a Beira Litoral, com 71 pratos, seguindo-se Entre Douro e Minho com 68 candidatos, depois Lisboa e Setúbal com 61, Estremadura e Ribatejo com 54, Alentejo com 41 pratos, Trás-os-Montes e Alto Douro com 36 nomeações, Beira Interior com 32, Algarve com 28, Açores com 22 pratos e a Madeira com 20.

A categoria com maior número de nomeações foi a de “Doces”, com 121 candidatos, seguindo-se a de “Carne” com 93, “Peixe” com 91, “Entradas” com 61 nomeações, “Sopas” com 33, “Marisco” com 20 e por último a “Caça” com 14 pratos candidatos.

A próxima fase inicia-se ainda este mês, em que um painel de 21 personalidades notáveis elege a short list de 21 Finalistas, apresentada para votação pública a 7 de Maio de 2011.

A votação pública realiza-se por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e facebook, e decorre até 7 de Setembro de 2011.

 As “7 Maravilhas da Gastronomia®” serão reveladas a 10 de Setembro, em Santarém, numa cerimónia única a transmitir em direto pela RTP.

07 de Abril de 2011