Professor de história mistura imagens do dia a dia com cenas de filmes para criar fotografias divertidas

Tudo começou com uma brincadeira mas, agora, François Dourlen é dos artistas amadores com mais sucesso na internet. Mais de 220.000 pessoas já o seguem nas redes sociais.

François Dourlen é professor de história, no norte de França, onde reside. À semelhança de muita gente, admite pensar em coisas estranhas enquanto anda pela rua, quando está no trabalho ou até mesmo em casa. No entanto, encontrou uma forma muito original de transmitir as associações de ideias que lhe passam pela cabeça. Misturar imagens do seu dia a dia com cenas de filmes e/ou séries televisivas para criar fotografias divertidas.

Tudo começou com uma brincadeira entre amigos. François Dourlen substituiu, no seu telemóvel, a estátua de Napoleão, que se encontra na cidade de Cherbourg, onde vive, por uma fotografia do filme animado «O Meu Pequeno Pónei», fotografando-a de seguida. Colocou-a na sua página de Facebook e... foi um sucesso! Voltou a fazê-lo com outra imagem e voltou a surtir o mesmo efeito, um êxito retumbante.

Cinéfilo confesso, François Dourlen associa objetos e/ou lugares do seu quotidiano a cenas de filmes que já viu para (re)criar fotografias divertidas. Usando apenas um smartphone, um iPhone, posiciona as imagens, sobrepondo-as depois a cenários comuns para dar um efeito cómico. Mais de 220.000 pessoas já o seguem nas redes sociais. «Não é o meu tabalho mas diverte-me muito», afirma o criativo.

Texto: Eva Falcão com François Dourlen (fotografias)

artigo do parceiro:

Comentários