Portugueses sugerem pratos na eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia”

A votação pública decorre até 7 de Setembro de 2011
Este ano as “7 Maravilhas” vão envolver ainda mais os portugueses, incentivando à participação pública no levantamento de todos os pratos.


Todos os amantes da gastronomia portuguesa vão poder apresentar sugestões a integrar nas diferentes categorias através do Facebook, entre 7 e 20 de Março.

Esta é uma iniciativa inédita, em que a participação pública permite obter um levantamento exaustivo de todos os pratos que podem ser considerados no processo de eleição. A sugestão de prato não equivale a uma candidatura oficial, procedimento que decorre até 27 de Março no site oficial.

Enquanto as sugestões de pratos a apresentar pelo público decorre de forma espontânea no Facebook, as candidaturas são propostas no site oficial, através do preenchimento da ficha respectiva.

Todos os pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces.


Durante o mês de Abril, 70 especialistas vão votar na lista longa de pratos nomeados para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas. Posteriormente, um painel de 21 personalidades elege a short list de 21 finalistas, apresentada para votação pública a 7 de Maio de 2011.

A votação pública realiza-se por SMS, chamada telefónica, internet e facebook, e decorre até 7 de Setembro de 2011.


As “7 Maravilhas da Gastronomia®” serão reveladas também em Setembro, em Santarém, numa cerimónia única a transmitir em direto pela RTP. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país e todo o processo de selecção e votação é auditado pela PwC.

11 de Março de 2011

Comentários