Portugal Fashion arranca em Lisboa com aposta em jovens talentos

Desfiles dividiram entre a estação de metro do Cais do Sodré e a Estufa Fria, no Parque Eduardo VII e mostraram as criações de 4 jovens designers, Story Tailors, TM Collection by Teresa Martins e da dupla Alves/Gonçalves

O primeiro dia de desfiles da 33ª edição do Portugal Fashion tinha encontro marcado às 18h na estação de metro do Cais do Sodré, mas apenas pelas 19h teve início. No tapete rolante da estação desfilaram as coleções de quatro jovens designers do espaço Bloom para a próxima primavera/verão 2014.

'Turn the page' foi o tema da coleção para a próxima estação de Andreia Lexim e teve como inspiração o papel, livros, dobragens e rabiscos. Reúne peças em 3D depois transportadas para moldes reais, com acabamentos inacabados. Foi possível também verificar um contraste entre materiais rígidos e fluidos sobretudo em branco, com apontamentos de um estampado gráfico. Seguiu-se Gonçalo Páscoa, que apresentou pela primeira vez nesta plataforma e que trouxe a coleção 'Astroman'. Esta ideia foi inspirada inicialmente no cometa Hale Bopp, mas rapidamente a sua inspiração transitou para os astronautas e a conotação que estes têm na fase da infância. Uma coleção masculina para a próxima primavera/verão 2014 que combina sportswear e streetwear de forma relaxada, com destaque para assimetrias, sobreposições, transparências, em tons de branco.

O Simone foi outro estreante a apresentar as suas criações, com a coleção 'Uncountable'. Todo o desfile ocorreu ao som de uma máquina de costura a trabalhar, mostrando uma reflexão irónica do sistema da moda. O branco foi predominante em peças oversized desconstruídas e construídas através de si próprias, com materiais pouco rígidos e costuras visíveis em dourado. João Melo Costa fechou as apresentações da plataforma Bloom com a coleção 'Welcome Back'. Esta coleção para a próxima primavera/verão já tinha sido mostrada na semana de moda de Londres, em setembro, e retrata uma festa que cresce numa explosão máxima de emoções. Materiais como linho, sarja de algodão, organza estampada, denim e materiais tecnológicos dão forma a uma coleção que transita de uma paleta de brancos, cinzas, pratas para tons quentes como laranja e vermelho.

Seguiu-se já com algum atraso o desfile que marcou o regresso às apresentações em Lisboa de Storytailors, composto pela dupla João Branco e Luís Sanchez. Nesta coleção fazem uma homenagem à cidade de Lisboa, que é onde trabalham há uma década, data especial, já que este ano celebram 10 anos de carreira. Intitulada de 'Cidade de Luz' esta coleção tinha muitos elementos da cidade de Lisboa e mostrou-se bastante feminina, com recurso a muitos vestidos e saias.

A Estufa Fria foi o local que acolheu os desfiles da TM Collection by Teresa Martins e da dupla Alves/Gonçalves. O primeiro desfile foi o da TM Collection que já é bastante conhecido por ter muito dinamismo em palco. Desta feita arrancou com bailarinas em palco a vestir as criações sob o tema 'Second Skin'. Teresa Martins quis dar um cunho muito prático a esta coleção, tornando as peças confortáveis de forma a que a mulher as sinta como uma segunda pele..

A dupla Alves/Gonçalves criou para a próxima estação uma mulher sensual, mas com um toque um pouco mais 'edgy' devido aos detalhes étnicos que compuseram a coleção. Os vestidos longilíneos, esguios, faziam adivinhar as formas e o corpo. Já os casacos vestido lembraram o approach ao sport, numa atmosfera chique. Destaque ainda para os sapatos com uma plataforma vertiginosa apresentados pelsa dupla...

Veja mais sobre os desfiles deste primeiro dia no Dossier da 33ª edição do Portugal Fashion.

Esta edição do Portugal Fashion segue hoje para a Alfândega do Porto, onde até domingo irá receber as criações de mais designers e marcas nacionais.

24 de outubro de 2013

artigo do parceiro:

Comentários