“Olhares femininos sobre o 25 de Abril” em debate

Município da Chamusca assinala os 40 anos da revolução dos cravos

O município de Chamusca junta-se às comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril e promove hoje debate sobre os “Olhares femininos sobre o 25 de Abril” no antigo Centro de Artesanato local.

Paralelamente, outras atividades fazem parte do calendário da autarquia. Pela primeira vez, a data será assinalada com uma recriação teatral como forma de reavivar a memória dos que viveram o 25 de Abril na primeira pessoa.

Para Paulo Queimado, presidente da edilidade, “comemorar esta data que marca a vida de todos nós, com o seu simbolismo de Liberdade e Democracia Participada é um fato ao qual não podemos fugir. Esperamos que os mais novos que não viveram esse dia, fiquem sensibilizados para a causa que levou os seus pais e avós a lutarem e para as mudanças que esse dia nos proporcionou.”

Hoje ainda, a partir das 21 horas, o Cine-Teatro recebe animação Musical com Duvalle e Caipira um espetáculo de piano e voz com músicas que revisitam o 25 de Abril de 1974. Amanhã será feita uma homenagem no cemitério pelas 8h30 seguindo-se a partir das 10 horas o içar da bandeira nos Paços do Concelho. Durante a tarde terá lugar a sessão solene da Assembleia Municipal.

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva junta-se às comemorações ao receber um espectáculo, pelas 16h30, poesia e música com “Revisitações” de Appio Cláudio.

O dia encerra com animação musical, pelas 21h00 no Cineteatro, com o espetáculo “Canções de Abril | 40 anos” por José Santos e Daniel Romeiro. No sábado, dia 26, pelas 17h, o Largo 25 de Abril recebe o espetáculo “40 Anos de Abril: O Musical - Agora Ninguém Mais Cerra As Portas Que Abril Abriu”, encerrando, assim, numa encenação de Carlos Petisca com a participação do Grupo Dramático Musical JNP e do Cantar Nosso.

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários