Tian Yuan é a modelo chinesa mais requisitada para trabalhos online, e esta razão tem a ver com um simples website: o Taobao Marketplace. O Taobao funciona como uma espécie de ebay, uma loja virtual onde consumidores e comerciantes podem vender e trocar produtos com outros consumidores, mas com uma reviravolta interessante.

Neste site é possível requisitar modelos, as designadas “MM Taobao”, para representarem o produto que determinada marca tem para venda. Às modelos disponíveis é atribuído um ranking e consoante o número de produtos vendidos, é-lhes atribuído pelo público um valor comercial.

Tian Yuan acredita que uma boa modelo ajuda muito na venda do produto, e a julgar pelo número de vendas dos produtos aos quais se associa (14.000 leggings ou 6.000 malas de pelo de coelho no espaço de um mês), é bem provável que assim seja.Outra modelo muito requisitada é Li Qiqi que posa para várias lojas, de conceitos diferentes todos os dias, chegando a trocar de roupa mais de 200 vezes no mesmo dia.

Este negócio transformou-se no foco principal da “moda” chinesa e há ainda a possibilidade das modelos de publicidade online serem contratadas para entregar a mercadoria pessoalmente a casa do comprador. As modelos podem chegar a ganhar cerca de 1300€ por dia, sendo que as modelos mais famosas podem chegar aos 6500€, o que pode parecer pouco comparado com os milhares de euros que certas modelos recebem por campanhas publicitárias. No entanto, comparado com o salário médio chinês torna-se uma quantia considerável.

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Para se tornarem “MM Taobao”, o próprio site tem uma plataforma livre na qual as meninas só precisam de se registar, criar a sua própria página com uma apresentação, portefólio, fotos e citações e posteriormente, os vendedores interessados negoceiam os detalhes da cooperação. Esta exposição online das modelos, após as primeiras fotos com uma empresa, será provavelmente, a oportunidade certa para se tornarem populares e requisitadas para este mercado. Segundo Huang Shanlei, vendedor de lingerie no Shopping Taobao, as agências de modelos, como têm número limitado, já não correspondem à necessidade do seu negócio.

Assim, trabalhar com modelos Taobao, escolhidas através do site, é mais fácil porque a maioria não está agenciada e têm menos restrições em relação à aceitação de trabalhos ou até mesmo ao conceito da sessão fotográfica. A China é o mercado consumidor mais importante para muitas marcas e, definitivamente, contratar modelos chineses para promover os produtos é evidente. As mulheres asiáticas ainda não têm grande representação entre as supermodelos do mundo devido à sua estatura baixa. Com este novo projeto estas modelos podem vingar no mercado chinês e tornar a indústria da moda muito mais competitiva, pelo menos nas plataformas online.

Algumas agências de modelos consideram o sistema Taobao como o caminho a seguir.
"Estamos a trabalhar mais no mercado online a partir deste ano e, de facto acreditamos que esta tendência vai ser o futuro", disse David Lim, chefe-executivo-adjunto da agência Elite China. A indústria chinesa de e-commerce está prestes a tornar-se a maior do mundo até 2015, segundo a Boston Consulting Group. Este mercado assenta em 25 bilhões de euros de produtos comercializados este ano, onde a parte de vestuário representa cerca de 30% das vendas.

Teresa Cadete, Gestora de produto e Mestre em Indústrias Culturais e Criativas, acredita que seja uma área de trabalho emergente para modelos, principalmente para as mais baixas. No entanto, também acredita que cada país/região tem a sua cultura muito própria e o que resulta num País pode não resultar necessariamente noutro. “A China é um País com muitos milhões de habitantes onde digamos há mercado para quase tudo. No entanto, em relação a este caso, creio que a Internet se vem mostrando cada vez mais como um agregador de meios de comunicação social pelo que mais tarde ou mais cedo o que se vem verificando noutros meios como a imprensa ou a televisão teria / irá chegar ao meio cibernauta”, explicou Teresa.

Já a modelo Bárbara Oliveira, agenciada em Portugal pela Elite acha que esta nova tendência não irá funcionar porque há muita gente a querer ser modelo e nem todos o podem ser. “Por isso existem os bookers, os agentes, os caça talentos, que descobrem as pessoas certas para cada agência e nos direcionam enquanto modelos, ajudam-nos na nossa carreira porque escolhem os trabalhos que devemos ou não fazer. Penso que esta tendência vai confundir toda a gente no meio”, rematou Bárbara.