No âmbito do programa de reflorestação da Mata do Lameiro levado a cabo pela PepsiCo/Matutano, os colaboradores da fábrica da companhia no Carregado participaram numa ação de plantação de novas árvores.

No total, entre colaboradores e familiares, estiveram presentes na última ação, que decorreu em maio de 2011, cerca de 200 pessoas, o que se traduziu na plantação de 150 árvores.

Este projeto da empresa, tem por objetivo a reflorestação de uma área de 20 hectares numa zona da Serra de Montejunto conhecida por Mata do Lameiro, devastada pelos incêndios florestais em 2003. O plano a desenvolver é ambicioso, uma vez que pretende a recuperação sustentável da área ardida.

Além da plantação de cerca de 5.500 árvores de diferentes espécies autóctones, o povoamento existente será recuperado. O projeto, que está pensado para ser desenvolvido num prazo de três anos (2010-2012), inclui ainda a abertura de caminhos e a preparação do terreno.

A recuperação da Mata do Lameiro resulta de uma parceria entre a PepsiCo/Matutano, a Câmara Municipal de Alenquer, a Autoridade Nacional de Florestas e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. A PepsiCo assegura o financiamento do projeto e a autarquia assume a responsabilidade das intervenções no terreno. Em meados de 2011, sensivelmente a meio do projeto, já foram plantadas cerca de 2.500 árvores.

Foto: PepsiCo