Mariza agraciada com a Medalha Municipal de Mérito

Fadista homenageada por autarquia da capital

Mariza, embaixadora da candidatura do fado a património imaterial da humanidade aprovada pela UNESCO, é hoje agraciada com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, no Museu do Fado.

A intérprete de «Ó gente da minha terra» recebe a distinção em nome do contributo que tem dado para a promoção internacional do fado e da cidade.

A cerimónia é presidida por António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. «A Medalha Municipal de Mérito destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento», refere o regulamento municipal que rege a distinção.

Mariza, que antes de se tornar num dos ícones do fado chegou a fazer coros para cantores de música popular, é uma das fadistas mais proeminentes da sua geração, sendo reconhecida e aclamada em todo o mundo. Desde 2001, lançou cinco discos de estúdio, participou no filme «Fados» de Carlos Saura e atuou nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, incluindo o Olympia de Paris, a Frankfurt Opera, o Royal Festival Hall de Londres, o Le Carré de Amsterdão, o Palau de la Música de Barcelona, a Sydney Opera House, o Carnegie Hall de Nova Iorque e o Walt Disney Concert Hall de Los Angeles.

Em 2003, recebeu o prémio BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music. Em 2005, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela UNICEF. No ano seguinte, ganhou um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, na categoria de Melhor Música de Filme, com o tema «Ó gente da minha terra» no filme «Isabella» de Pang Ho-Cheung. Ainda em 2006 recebeu o grau de comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique das mãos do Presidente da República, Jorge Sampaio. Dois anos depois, foi agraciada com a Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes Ciências e Letras Francesa.

21 de janeiro de 2013

artigo do parceiro:

Comentários