Jovem humilhada por causa de vídeo sexual na Internet suicida-se

Tiziana Cantone enviou um vídeo íntimo para o ex-namorado, mas nunca pensou que a gravação acabasse online.

O homem, por vingança, coloco-o na web, num crime cada vez mais comum e designado internacionalmente por "Revenge Porn", para o qual já existe moldura penal específica em França e no Reino Unido.

O vídeo tornou-se viral no início do ano passado, sobretudo na comunidade onde a jovem residia.

Tiziana Cantone mudou de residência e estava até a tentar mudar de nome, mas não aguentou o assédio constante e acabou por suicidar-se na terça-feira, em Mugano, perto da cidade de Nápoles, escreve o diário italiano "La Stampa".

De acordo com a imprensa italiana, a jovem foi sujeita a humilhações e paródias constantes no último ano e meio.

"Eu pergunto-me como é que alguém pode ser tão cruel ou raivoso contra uma pessoa que não fez nada de errado", lamenta Teresa Petrosino, amiga de Tiziana Cantone, ao jornal Corriere della Sera.  "Acho que todos aqueles que escreveram comentários online ao mesmo tempo que viam os vídeos deveriam ter vergonha do que fizeram", acrescentou.

A jovem chegou a avançar judicialmente e estava a travar uma batalha jurídica para que os vídeos fossem removidos da Internet, o que chegou a ser decretado por um tribunal administrativo de Itália.

O procurador de Nápoles, Francesco Greco, e a procuradora-substituta, Rossana Esposito, já informaram que abriram uma investigação sobre a hipótese de um crime de instigação ao suicídio, uma vez que as páginas das redes sociais estão inundadas de comentários violentos e degradantes que podem ter levado a jovem a pôr termo à vida.

Leia também: 15 coisas que tem de saber para não enlouquecer

Saiba maisSuicídio: É possível inverter a marcha

Veja ainda: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos