Há mais do que namorados a 14 de fevereiro

É o Dia do Solitário Peculiar, o Dia da Roda Gigante e o Dia Europeu da Disfunção Eréctil
O calendário marca o 14 de fevereiro como o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim. Mas a verdade é que esta data é rica em comemorações e nem tudo passa por amor ou corações.


No dia em que se celebra o amor, assinala-se também o Dia do Solitário Peculiar ou "Quirky Alone Day". Esta data, que não tem tradição em todo o mundo, é sobretudo uma comemoração de australianos, canadianos, norte-americanos e ingleses. Surgiu do neologismo de pessoas que gostam de estar sozinhas mas não se opõem a um possível relacionamento. O termo terá sido criado a partir de um conceito formulado pela editora norte-americana de revistas, Sasha Cagen, numa plataforma do metro de Brooklyn no final do ano 1998, desenvolvido num ensaio da 1ª edição da revista "To-Do List". Graças à forte repercussão junto do grande público, o conceito foi transformado no livro "Quirkyalone: Um Manifesto para Românticos Inflexíveis" ou "Quirkyalone: A Manifesto for Uncompromising Romantics".

Nos Estados Unidos, 14 de fevereiro é também o Dia da Roda Gigante ou "Ferris Wheel Day" e marca a data do nascimento do engenheiro civil norte-americano, George Washington Gale Ferris Jr. Este homem foi o responsável pela instalação daquela que é a 1ª roda gigante do mundo, montada durante a "World's Colombian Exhibition" em 1893, na cidade norte-americana de Chicago.

E porque a saúde nunca é deixada ao acaso, neste mesmo dia é assinalado o Dia Europeu da Saúde Sexual, Dia Europeu da Disfunção Sexual ou Dia Europeu da Disfunção Eréctil, cujo objetivo é sensibilizar a população para as disfunções sexuais de homens e mulheres. 14 de fevereiro é ainda o Dia Nacional do Doente Coronário, comemorado em Portugal e promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Outros acontecimentos

Também em Portugal se assinala o dia em que, em 1786, foi proibida a importação de meias de seda de cor. Duzentos anos depois, terminava a campanha eleitoral para a 2ª volta das eleições presidenciais portuguesas, entre os candidatos Mário Soares e Freitas do Amaral.

Numa altura em que ainda há muitas dúvidas relativamente ao novo Acordo Ortográfico, comemoram-se os treze anos da assinatura do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Este tratado, assinado em 1990 pelos países lusófonos, tinha como objetivo a criação de uma ortografia unificada a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.

Longe de Portugal, a 14 de fevereiro de 1819 nascia Christopher Latham Sholes, inventor norte-americano considerado o "pai da máquina de escrever”. Foi também o responsável pela criação do layout do "teclado QWERTY", de onde sairia a 1ª oportunidade de trabalho valorizado para as mulheres.

Também a Química considera o 14 de fevereiro um dia importante já que em 1961 foi descoberto o elemento químico Laurêncio por uma equipa de cientistas liderada por Albert Ghiorso, do Laboratório de Radiação Berkeley.

E porque química está aliada à ciência, nada como relembrar outro acontecimento importante de 14 de fevereiro: o dia em que a ovelha "Dolly", o 1º mamífero clonado com sucesso a partir de uma célula adulta, foi sacrificada na Escócia (aos seis anos de vida), por sofrer de um doença pulmonar degenerativa e incurável.

11 de fevereiro de 2013

Comentários