13. É o número de emojis que vários funcionários da empresa Google desejam que sejam desenvolvidos para os diversos dispositivos e sistemas operativos. Mas estes não são uns emojis quaisquer, estamos a falar de emojis que representem as mulheres em diversas áreas profissionais, como é o caso da saúde, ciência, educação, tecnologia, agricultura ou música.

Segundo os autores da proposta submetida ao Unicode Consortium - organização responsável por estabelecer padrões de linguagem na Internet e supervisionar a criação de novos emojis - o seu objetivo passa por “enaltecer a diversidade das carreiras femininas” e promover a igualdade de género no trabalho.

“Acreditamos que isto vai dar força às mulheres (que são as maiores utilizadoras de emojis), e refletir de forma mais clara os papéis que estas desempenham pelo mundo fora”, pode ler-se na proposta entregue esta terça-feira por Rachel, Nicole, Agustin e Mark.

Mas esta diversidade que os autores pretendem ver expressa nos emojis não termina por aqui. “Gostávamos de encorajar os outros membros da Unicode a juntarem-se a nós através da criação de emojis que possam acomodar um espectro de género mais amplo”, é expresso no documento incluindo também a criação de emojis masculinos para as diferentes categorias profissionais abrangidas na proposta.

Recorde-se que anteriormente a Unicode foi alvo de críticas pela falta de diversidade nos emojis, tendo no ano passado lançado alargado a etnia e representações familiares das pequenas figuras e símbolos que desde 2011 dominaram o mundo.