Santiago, o menino das muletas

No início do ano, o nome de Santiago Fretes, de 10 anos, andou nas bocas do mundo devido à sua atitude de companheirismo e generosidade que comoveu as redes sociais. Para quem não se lembra, Santiago tinha ido assistir a um jogo de futebol com um amigo, que por ser pequeno, estava a ter dificuldade em ver bem a partida. Santiago, que se deslocava de moletas por ter uma perna amputada, fez o improvável: emprestou uma das suas moletas ao amigo para que este desfrutasse do momento. A imagem, partilhada nas redes sociais pela mãe do jovem, não deixou ninguém indiferente emocionando os internautas.

Jeni, a noiva que doou o coração do pai

Jeni Stepien deu que falar nas redes sociais ao convidar Arthur Thomas para a levar ao altar em nome do seu pai, assassinado há 10 anos. Para quem não se recorda da história, Arhtur estava às portas da morte por não conseguir um transplante coração quando o inesperado aconteceu. Na altura a jovem, que tinha acabado de perder o pai num assalto à mão armada, consentiu a doação do coração do progenitor para salvar a vida de Athur. Devido à ligação emocional que estabeleceu com o transplantado, no dia do seu casamento Jeni fez questão que fosse Arthur a levá-la ao altar. "Estou muito grata por o meu pai poder estar aqui connosco hoje em espírito e, de certa forma, também fisicamente”, disse, emocionada, sobre o dia do seu casamento.

O Ice Bucket Challenge

O fenómeno do Ice Bucket Challenge, que tomou conta do Facebook e do Instagram no verão de 2014, consistia em deitar um balde de água gelada sobre nós mesmos e em seguida desafiar três amigos a fazerem o mesmo, com a condição de filmarem o momento e partilharem nas redes sociais. Caso as pessoas nomeadas não aceitassem o Ice Bucket Challenge eram obrigadas a doar dinheiro para a ALS Association, ajudando pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O desafio, aceite por 17 milhões de pessoas, fez com que no espaço de dois anos a maior fatia das doações - 70 milhões - fosse investida em pesquisas relacionadas com a doença.

TOMS, a empresa americana que também se preocupa com os outros

Para além de ser uma marca de sapatos conhecida a nível internacional, a TOMS destaca-se pelo seu lado solidário. Consciente das desigualdades sociais que existem no mundo e dos milhões de pessoas que não têm possibilidade de comprar um par de sapatos, a TOMS adotou um modelo de negócio que assenta no conceito ‘one for one’, onde por cada par de sapatos vendidos, outros serão doados a uma pessoa desfavorecida. Para além disso, há 10 anos que a TOMS promove o ‘Dia Sem Sapatos’: uma iniciativa onde a marca americana desafia os seus clientes a fotografarem os seus pés sem sapatos (ou com os seus TOMS) e colocarem a imagem nas redes sociais com o hastag #withoutshoes. Desta forma estarão a ajudar a marca a entregar 100 mil pares de sapatos novos a milhares de crianças pelo mundo fora.

O sem-abrigo que devolveu um anel de noivado

Billy Ray Harris, um sem-abrigo que vivia nas ruas de Kansas City, deu que falar na imprensa e redes sociais ao devolver um anel de noivado à sua proprietária, Sarah Darling, que acidentalmente o deixou cair após dar-lhe uma esmola. Após divulgar o sucedido nas redes sociais e de forma a mostrar a sua gratidão ao sem-abrigo, Darling resolveu fazer uma campanha de angariação de fundos em prol de Ray Harris angariando 163 mil euros. Graças a esta doação, o homem, de 55 anos, conseguiu virar a sua vida do avesso: comprou uma casa, arranjou um emprego e estabeleceu contacto com a família.

A monitora de autocarro que foi alvo de bullying

Durante uma viagem escolar, que teve lugar em 2012, a monitora de autocarro Karen Klein foi alvo de bullying por parte de quatro jovens do ensino secundário. As agressões e insultos à monitora de 69 anos foram captados em vídeo e em seguida divulgados nas redes sociais gerando uma grande onda de solidariedade. Inconformado com sucedido, Max Sidorov decidiu fazer uma angariação de fundos na Internet de forma a poder oferecer a Karen umas merecidas férias. Mas a triste história, que rapidamente se tornou viral, fez com que as doações atingissem os 633 mil euros que posteriormente foram entregues a Karen que, para além de se ter reformado de imediato, criou uma fundação anti-bullying.

A empregada de mesa que recebeu uma recompensa choruda

Após ter conhecimento que o Governo dos Estados Unidos não estava a pagar a milhares de soldados americanos, a empregada de mesa Sarah Hoidahl decidiu pagar o almoço de dois soldados que estavam a comer no restaurante onde trabalhava. A boa ação de Hoidahl acabou por ser divulgada amplamente nas redes sociais, levando a que fosse uma das convidadas do talk show ‘Ellen’. Sensibilizada com a ação de Sara, a apresentadora de televisão decidiu recompensá-la oferecendo-lhe 9 mil euros e um carro novo.