Fotógrafa dá voz a vítimas de violência sexual

O projeto "Unbreakable" foi criado por uma estudante americana que quer denunciar crimes de abuso sexual

"Sempre vivi rodeada de vítimas de abuso sexual. Uma noite, em outubro, saí com uma amiga que partilhou comigo a sua história. Apesar de já ter ouvido dezenas de experiências, esta afetou-me particularmente e fez-me perceber o quão comum é esta tragédia. No dia seguinte acordei com a ideia do projeto Unbreakable". Foi assim que nasceu, pelas mãos de Grace Brown, uma jovem de 19 anos, estudante de fotografia, um projeto simples mas muito forte.

De forma a denunciar o crime de abuso sexual, Grace decidiu fotografar vítimas, femininas e masculinas, que seguravam cartazes com frases ditas pelos abusadores e que nunca foram esquecidas. Em novembro de 2011 o projeto "Unbreakable" (inquebrável, em português) materializou-se.

Hoje, com 21 anos, Grace Brown já fotografou mais de 400 pessoas e já recebeu mais de mil fotos de vítimas de todo o mundo. Qualquer um pode dar o seu contributo.

Para a fotógrafa, estas imagens relembram-na “todos os dias porque é que faço este trabalho e porque é que nunca irei parar de o fazer”. “É um dever nosso, enquanto seres humanos, amenizar o sofrimento dos outros. E se tirarmos um momento para ouvirmos estas palavras, seremos capazes de suportar o peso das vítimas nem que seja por um momento”, diz Grace.

Veja algumas fotos do projeto:


Comentários