"Sempre vivi rodeada de vítimas de abuso sexual. Uma noite, em outubro, saí com uma amiga que partilhou comigo a sua história. Apesar de já ter ouvido dezenas de experiências, esta afetou-me particularmente e fez-me perceber o quão comum é esta tragédia. No dia seguinte acordei com a ideia do projeto Unbreakable". Foi assim que nasceu, pelas mãos de Grace Brown, uma jovem de 19 anos, estudante de fotografia, um projeto simples mas muito forte.

De forma a denunciar o crime de abuso sexual, Grace decidiu fotografar vítimas, femininas e masculinas, que seguravam cartazes com frases ditas pelos abusadores e que nunca foram esquecidas. Em novembro de 2011 o projeto "Unbreakable" (inquebrável, em português) materializou-se.

Hoje, com 21 anos, Grace Brown já fotografou mais de 400 pessoas e já recebeu mais de mil fotos de vítimas de todo o mundo. Qualquer um pode dar o seu contributo.

Para a fotógrafa, estas imagens relembram-na “todos os dias porque é que faço este trabalho e porque é que nunca irei parar de o fazer”. “É um dever nosso, enquanto seres humanos, amenizar o sofrimento dos outros. E se tirarmos um momento para ouvirmos estas palavras, seremos capazes de suportar o peso das vítimas nem que seja por um momento”, diz Grace.

Veja algumas fotos do projeto: