Formação gratuita ajuda desempregados: 35% dos inscritos são bem sucedido

Próximos workshops agendados em Lisboa de 28 a 30 de junho e no Funchal de 18 a 20 de outubro

“Formação Comercial e de Liderança para Desempregados” é o nome do projeto da Ideias & Desafios que há cinco anos já formou mais de mil pessoas, 35% das quais teve um final feliz. Ou seja, arranjou emprego ou criou o seu próprio emprego.

Segundo Rosa Ferreira, associate na Ideias & Desafios, “o objetivo desta formação é “ensinar a pescar”, capacitar as pessoas em diferentes vertentes, que lhes permita aumentar as hipóteses de encontrar um emprego ou em alternativa criar o seu próprio projeto”.

Cada formação tem a duração de três dias e a capacidade máxima de 150 desempregados, sendo totalmente gratuita. “Os apoios vêm de diversos parceiros que nos ajudam a pôr esta formação na estrada, nomeadamente, equipa de voluntários que disponibiliza do seu tempo para contribuir para o processo, empresas que nos imprimem e encadernam os manuais, que nos dão materiais para serem usados nas atividades que fazemos, e que nos cedem o seu material de som e imagem. Também os hotéis que nos cedem a sala de formação e quando são ações fora de Lisboa também nos cedem alojamento para a equipa e, no caso do Funchal, que financiam as viagens de avião”, revela a nossa interlocutora.

Já na sua décima edição, Rosa Ferreira recorda que no início só tinham 20 inscritos e que o número disparou a partir de 2010: “Desde então temos também feito alguns ajustes nos temas abordados, de forma a adaptá-los aos novos paradigmas do mercado de trabalho. Neste momento, dedicamos uma grande parte do processo à liderança intrapessoal. Durante os 3 dias de imersão no workshop trabalhamos temas como a motivação, metas e objetivos, modelagem de comportamentos e estratégias de sucesso, comunicação e influência, empatia e rapport, tipos de personalidade, estratégia para obter emprego e criação de um projeto de empreendedorismo. O nosso objetivo é que, na segunda-feira logo a seguir ao workshop, os participantes comecem a adotar novas perspetivas e novas estratégias que lhes permita atingir os seus objetivos”.

Quanto ao futuro, a Ideias & Desafios pretende que 50% do seu tempo seja alocado a atividades de responsabilidade social. Entretanto, duas ações já estão agendadas: Lisboa de 28 a 30 de junho e Funchal de 18 a 20 de outubro.

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários