Fenómeno inédito no Parque de Monserrate

Flor que floresce apenas de 15 em 15 anos exibe cinco flores vermelhas

Uma flor seria o normal mas, neste momento, podem ser vistas cinco. De forma inédita, floresceram no Parque de Monserrate, um dos mais belos de Sintra, cinco exemplares da Doryanthes excelsa, uma das plantas mais antigas do jardim.

Esta flor, que tem a particularidade de florescer a apenas de 15 anos em 15 anos, parece dar-se bem com os ares da Serra de Sintra.

Em Monserrate, tem sido possível ver, em média, uma flor de três em três anos, mas nunca até agora um exemplar com cinco flores em simultâneo. Originária da Austrália, a Doryanthes excelsa atinge cerca de cinco metros de altura e a flor vermelha escura os 70 centímetros de perímetro e os 20 centímetros de altura.

Conta com cerca de 100 folhas verdes escuras, lineares e pontiagudas, que crescem até aos 2,5 metros de comprimento. «A espécie floresce a cada 15 anos e apenas reproduz por afilhamento após a floração, dando origem a várias jovens plantas que crescem na base da progenitora», anunciou hoje a Parques de Sintra – Monte da Lua, empresa que gere o parque, no Facebook.

«Hoje e nos próximos dias em Monserrate, junto ao Torreão Norte, podem ser vistas estas cinco magnificas flores vermelhas», informa a empresa. «Esta planta foi trazida para Monserrate, a partir dos Kew Gardens, em Inglaterra, na década de 60 do séc. XIX», acrescenta ainda a publicação, feita ao início da tarde de hoje, da Parques de Sintra – Monte da Lua.

5 de abril de 2013

artigo do parceiro:

Comentários